QUESTÃO CERTA: A qualidade é uma matéria que há muito permeia a administração pública. Como exemplo dessa relação, é possível destacar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG®), a Fundação Nacional da Qualidade e o programa GESPUBLICA. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O MEG® é embasado em fundamentos expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativamente ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais.
QUESTÃO CERTA: O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) não é prescritivo em relação a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Os fundamentos desse modelo podem ser expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.
QUESTÃO ERRADA: A qualidade é uma matéria que há muito permeia a administração pública. Como exemplo dessa relação, é possível destacar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG®), a Fundação Nacional da Qualidade e o programa GESPUBLICA. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. Apesar de não determinar ferramentas específicas para a sua operação, o MEG® é prescritivo quanto à estrutura e forma de gerir a organização e seu relacionamento com as partes interessadas.
MEG NÃO É PRESCRITIVO
MEG É DESCRITIVO
MEG NÃO É PRESCRITIVO
MEG É DESCRITIVO
MEG NÃO É PRESCRITIVO
MEG É DESCRITIVO
MEG NÃO É PRESCRITIVO
MEG É DESCRITIVO
A palavra prescrição = norma, preceitos, regras, ordem, determinação.
De fato, o MEG detalha, relata, define, quantifica, qualifica os fundamentos de qualidade, sem impor regras ou normas.
QUESTÃO ERRADA: O princípio da centralização federativa, o funcionamento em rede e a parceria com a sociedade federal são fundamentos constitucionais do modelo de excelência em gestão pública.
O Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), parte integrante do Programa GESPUBLICA, guia as organizações públicas em busca de transformação gerencial rumo à excelência.
Seus princípios conceituais elementares são definidos pelo próprio modelo, e não CF88 (primeiro erro). São eles:
Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais;
Princípio da descentralização federativa; (segundo erro)
Princípio da participação social na governança das instituições; Funcionamento em rede; e Parceria com a sociedade civil (terceiro erro).