Livro Diário e o Livro Razão (público)

0
211

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: O livro diário e o livro razão constituem fontes de informações contábeis permanentes em que são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

QUESTÃO ERRADA: Apenas as transações que tenham efetivamente afetado a situação patrimonial da entidade governamental devem ser reconhecidas e registradas no livro diário e no livro razão, fontes de informações contábeis permanentes.

Conforme NBCT 16.5, RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.132/08, que trata do Registro Contábil, o Livro Diário e o Livro Razão constituem fontes de informações contábeis permanentes e neles são registradas as transações que afetem ou possam vir a afetar a situação patrimonial.

Portanto, a questão está equivocada ao afirmar que “apenas as transações que tenham efetivamente afetado a situação patrimonial da entidade governamental devem ser reconhecidas e registradas no livr o diário e no livro razão”.

Advertisement

Ressalta-se, a título complementar, que o Livro Diário e o Livro Razão devem ficar à disposição dos usuários e dos órgãos de controle, na unidade contábil, no prazo estabelecido em legislação específica.

QUESTÃO CERTA: O livro diário e o livro razão devem ficar à disposição, na unidade contábil, dos usuários e dos órgãos de controle, no prazo estabelecido em legislação específica.

NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

Formalidades do registro contábil

9. O Livro Diário e o Livro Razão devem ficar à disposição dos usuários e dos órgãos de controle, na unidade contábil, no prazo estabelecido em legislação específica.