Última Atualização 8 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Entre as abordagens mais contemporâneas sobre a liderança no âmbito das organizações, emerge o conceito de liderança transacional, a qual: é baseada na troca, na qual os liderados alcançam benefícios em função do atingimento dos objetivos indicados pelo líder.
QUESTÃO CERTA: Denominam-se transacionais os líderes que apelam às necessidades primárias de seus seguidores.
QUESTÃO CERTA: Entre as abordagens correntes sobre o fenômeno da liderança emerge o conceito de “liderança transacional”, no qual a atuação do líder: é pautada principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho.
QUESTÃO CERTA: De acordo com a literatura pertinente, uma das dimensões da liderança transacional é a recompensa contingente.
QUESTÃO CERTA: O líder transacional realiza troca com os seus subordinados, e o faz com base na autoridade e legitimidade do seu cargo dentro da organização.
Líderes transacionais: São aqueles que apelam aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores para alcançar os resultados organizacionais desejados. A relação entre líder e seguidor, neste caso, caracteriza-se pelo interesse da troca: oferecimento de recompensas materiais, como promoção, aumentos salariais, liberalidade no uso do tempo, em troca do esforço empreendido.
A liderança transacional está baseada em um processo de troca no qual o líder provê recompensas em troca do esforço de seguidores e desempenho (Bass ft Avolio, 1993). Bass (1995) claramente identifica liderança transacional como sendo baseada em troca material ou econômica.
Liderança transacional = o líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue do liderado o desempenho esperado. Essa liderança é baseada na TROCA. Por isso o nome: transacional (de transações, trocas). O liderado apresenta desempenho, atinge resultados e, em troca, o líder dispõe de benefícios.
Possui QUATRO dimensões:
Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas pelo bom desempenho, reconhece a conquista;
Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias;
Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados;
Laissez-Faire: abdica das responsabilidades, evita tomada de decisão.
Parte superior do formulário
QUESTÃO CERTA: A liderança, entendida como a capacidade de um indivíduo influenciar outros com base em suas habilidades ou personalidade, é uma característica bastante estudada no campo da administração e almejada pela maioria dos profissionais em cargos administrativos. Diversas teorias já foram propostas para buscar o entendimento de liderança. Nesse contexto, a “Teoria da liderança transformacional” destaca-se ao focar suas análises e propostas no tipo de recompensa oferecida pelo líder, em vez de analisar os comportamentos dos líderes com os seus subordinados. A teoria considera a existência de dois tipos de líderes, o transacional e o transformacional, sobre os quais é correto afirmar que: o líder transacional encara as relações com os subordinados como uma troca, em que se vê como o responsável por traçar metas e atribuir recompensas por seu alcance;
QUESTÃO CERTA: O estilo de liderança que utiliza a negociação como principal ferramenta para a condução de uma equipe é a liderança: transacional.
QUESTÃO CERTA: A liderança transacional refere-se às trocas diárias que ocorrem entre líderes e subordinados, ao desempenharem rotineiramente suas funções. Parte superior do formulário