PIB = 1 / desemprego (relação inversa entre PIB e desemprego). Podemos dizer crescimento ou PIB.
QUESTÃO CERTA: A Lei de Okun determina que: quando o hiato do produto é positivo, a taxa de desemprego está acima do seu nível natural.
Parte superior do formulário
A lei de Okun diz que, quanto maior o crescimento, menor o desemprego.
A Lei de Okun é uma teoria que propõe uma relação inversa entre desemprego e produto interno bruto
Se há um hiato do produto, quer dizer que o produto efetivo está abaixo do potencial. Se a produção está abaixo do potencial, a taxa de desemprego está acima do natural.
QUESTÃO ERRADA: Se a taxa de desemprego for superior à taxa natural de desemprego, existem fatores de produção não empregados, excesso de demanda e pressão por aumento nos preços.
QUESTÃO CERTA: Segundo muitos especialistas, a taxa de desemprego baixa e relativamente estável indica que se está próximo do pleno emprego e, consequentemente, o produto efetivo estaria próximo do seu nível potencial. Essa relação é confirmada pela: Lei de Okun.
Certo. Lei de Okun relaciona produto e desemprego negativamente.
QUESTÃO CERTA: Com relação a agregados monetários, modelo IS-LM, políticas fiscal e monetária e mercado de trabalho, julgue o item. Lei de Okun é a teoria segundo a qual o hiato do produto é proporcional à diferença entre a taxa de desemprego e a taxa natural de emprego.
Lei de okun mede o crescimento econômico (Gy), sendo que este é inversamente proporcional ao desemprego e diretamente proporcional ao emprego, ou seja, quanto maior o hiato entre essas 2 variáveis, maior o crescimento econômico.
ut – u(t– 1) = – B(gyt – gy)
ut = taxa de desemprego no período corrente;
u(t-1) = taxa de desemprego no período anterior;
B = É a inclinação da curva do desemprego x crescimento, indicando a sensibilidade com que o desemprego varia em decorrência do crescimento econômico. O sinal de (-) em frente ao B indica a relação inversa entre o crescimento econômico e a taxa de desemprego;
gyt = taxa de crescimento do produto;
gy = taxa normal de crescimento do produto.
QUESTÃO ERRADA: A Lei de Okun — conceito utilizado na análise da relação entre inflação e emprego — indica que a inflação presente é o somatório da inflação inercial, da inflação de demanda e da inflação de custos.
“A Lei de Okun é uma teoria que propõe uma relação inversa entre desemprego e produto interno bruto. A teoria foi desenvolvida pelo economista Arthur Okun, em 1962, quando este trabalhava no Comitê de Conselheiros Econômicos do presidente estadunidense John Kennedy. Ela mostra que o hiato do produto é proporcional à diferença entre a taxa de desemprego e a taxa natural de desemprego.”
Okun: Desemprego x PIB (Inversa)
QUESTÃO CERTA: A lei de Okun relaciona a variação na taxa de desemprego ao desvio da taxa de crescimento do produto, em relação à taxa de crescimento normal.
A lei de OKun relata a variação da taxa de desemprego como função dos desvios da taxa de crescimento do produto com relação à taxa de crescimento normal, de modo que, quando a taxa de crescimento do produto estiver abaixo da taxa normal, o desemprego estará crescendo;
QUESTÃO ERRADA: De acordo com a Lei de Okun, o aumento do produto de equilíbrio gera o aumento do desemprego.
A lei de Okun diz que o crescimento econômico é inversamente relacionado com o desemprego. Isto é bastante intuitivo. Se a economia cresce, é porque o nível de emprego está aumentando; por consequência, o desemprego diminui.
A lei de Okun pode ser expressa da seguinte forma:
ut – ut-1 = -B(gyt – gy)
Onde
ut = taxa de desemprego no período corrente;
ut-1 = taxa de desemprego no período anterior;
B = parâmetro que informa como crescimento além da taxa normal afeta a taxa de desemprego. É a inclinação da curva do desemprego x crescimento, indicando a sensibilidade com que o desemprego varia em decorrência do crescimento econômico. O sinal de (-) em frente ao B indica a relação inversa entre o crescimento econômico e a taxa de desemprego;
gyt = taxa de crescimento do produto;
gyt = taxa normal de crescimento do produto.