QUESTÃO CERTA: Para registrar a correção monetária pós-fixada referente a empréstimo anteriormente contratado, por ocasião do vencimento da referida obrigação, será adequado o lançamento a débito da conta variação monetária passiva e a crédito da conta empréstimo a pagar.
O lançamento da correção monetária deve ser reconhecido como despesa em contrapartida ao aumento da obrigação no passivo.
D – Despesas Financeiras (Resultado)
C – Financiamento (Passivo)
Muito cuidado com a afirmação “por ocasião do vencimento”. A rigor, o lançamento deve obedecer ao regime de competência e ser registrado no momento em que ocorre, por exemplo, mensalmente, e não somente na ocasião do vencimento.
Nos contratos de empréstimos, financiamentos, debêntures ou direitos creditórios, podem ser estipuladas regras para atualização dos valores, com a utilização de índices específicos, como o IGP-M ou outro índice de inflação, ou ainda pela cotação de moeda estrangeira, como o dólar (neste caso, utiliza-se o termo “variações cambiais”).
As variações monetárias constituem-se em receita ou despesa, devendo ser contabilizadas pelo regime de competência.
As variações monetárias passivas serão registradas contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesa operacional.
As variações monetárias ativas (ganhos) serão registradas a débito da conta que originou o ganho e a crédito de uma conta de receita operacional.
Aprendi nas aulas de contabilidade que sempre que estiver escrito:
Qualquer coisa ativa = receita de qualquer coisa
Qualquer coisa passiva = despesa de qualquer coisa