QUESTÃO CERTA: As normas de auditoria da INTOSAI consideram que a supervisão é essencial para garantir a consecução dos objetivos de auditoria e a manutenção da qualidade do trabalho, e deve ser orientada tanto para o conteúdo como para o método de auditoria, o que pressupõe sua realização na conformidade das normas e práticas da entidade de fiscalização superior.
INTOSAI – Código de Ética e Normas de Auditoria (p. 69 e 70)
3.2.2 A supervisão é essencial para garantir a consecução dos objetivos da auditoria e a manutenção da qualidade do trabalho. Uma supervisão e um controle adequados são, portanto, sempre necessários, independentemente da competência individual dos auditores.
3.2.3 A supervisão deve ser orientada, tanto para o conteúdo como para o método de auditoria, e isto implica garantir que:
(a) os membros da equipe de auditoria tenham uma nítida e sólida compreensão do plano de auditoria;
(b) a auditoria seja realizada de acordo com as normas e práticas da EFS;
(c) o plano de auditoria e a estratégia de ação nele especificada sejam seguidos, a menos que alguma alteração seja autorizada;
(d) os papéis de trabalho contenham informações probatórias que fundamentem adequadamente todas as conclusões, recomendações e pareceres;
(e) o auditor atinja os objetivos de auditoria estabelecidos; e
(f) o relatório de auditoria contenha todas as conclusões, recomendações e pareceres pertinentes.