Última Atualização 29 de novembro de 2020
Normas de Procedimentos na Execução da Auditoria Pública da Intosai:
Planejamento: O auditor deve planejar suas auditorias com o objetivo de garantir que sejam de alta qualidade, bem como sejam executadas de forma econômica, eficiente, eficaz e oportuna.
Supervisão e Revisão: O trabalho realizado pela equipe de auditoria, em todos os seus níveis e fases, deve ser adequadamente supervisionado durante a auditoria e a documentação obtida deve ser revisada por um membro experiente da equipe.
Exame e Avaliação do Controle Interno: O auditor, ao definir a extensão e o escopo da auditoria, deve estudar e avaliar o grau de confiabilidade do controle interno.
Observância às Leis e Regulamentos Aplicáveis: Nas auditorias de regularidade (contábil) deve-se verificar a observância às leis e regulamentos aplicáveis. O auditor deve planejar táticas e procedimentos capazes de garantir adequadamente a detecção de erros, irregularidades e atos ilegais que possam ter um efeito direto e significativo sobre os valores registrados nas demonstrações contábeis ou sobre os resultados das auditorias de regularidade. O auditor também deve estar atento a possíveis atos ilegais que possam ter um efeito indireto e significativo sobre as demonstrações contábeis ou sobre os resultados das auditorias de regularidade.
Evidencias de Auditoria: Para fundamentar as opiniões e as conclusões do auditor relativas à organização, ao programa, à atividade ou à função auditada, devem ser obtidas evidências adequadas, relevantes e razoáveis.
Exame das Demonstrações Contábeis (ou exame de contas): Na auditoria de regularidade (contábil e de cumprimento legal) e, quando for o caso, em outros tipos de auditoria, o auditor deve analisar as de- monstrações contábeis para verificar a observância às normas contábeis aceitáveis na elaboração e divulgação dos relatórios financeiros. A análise das demonstrações contábeis deve ser feita visando a proporcionar uma fundamentação sólida que permita a emissão de um parecer sobre elas.
A análise das demonstrações contábeis visa a apurar se elas mantêm entre si e entre seus vários elementos a correlação esperada, identificando quaisquer desvios e tendências anômalas. O auditor deve, portanto, analisá- las detidamente e apurar se:
(a) foram preparadas de acordo com normas contábeis aceitáveis;
(b) foram apresentadas levando em conta as peculiaridades da entidade auditada;
(c) foram prestadas informações suficientes sobre seus diversos elementos; e
(d) seus diversos elementos foram avaliados, mensurados e apresentados de forma apropriada.
QUESTÃO CERTA: Conforme a INTOSAI, a norma de auditoria destinada a determinar a existência dos parentescos adequados entre as rubricas e entre seus distintos elementos, de forma que se possam detectar possíveis erros e tendências irregulares, denomina-se: exame das contas.