Última Atualização 15 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: O intervalo interjornada é aquele correspondente ao repouso entre uma jornada de trabalho e outra. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, ele deve ser no mínimo de: 11 horas.
Parte superior do formulário
QUESTÃO CERTA: Considerando que um empregado trabalhe sob o regime normal de jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, com 1 hora de intervalo para refeição, tendo ele laborado das 13 h até às 22 h de sábado, o primeiro horário em que ele deverá retornar ao local de trabalho será às 9 h da manhã de segunda-feira.
O intervalo interjornadas (entre os dias em que se trabalhou) será de no mínim o de 11 horas. Assim, ele só poderia voltar a trabalhar às 9 h de domingo (dado que o último expediente terminou às 22 —-> 22 + 9 horas = 9 da manhã de domingo). Contudo, ele precisa de repouso de duração de 24 horas. A CF diz que o descanso remunerado será, preferencialmente, aos domingos. Então, às 9 de domingo ele está impedido de trabalhar porque necessita obrigatoriamente do repouso que se iniciará exatamente nesse momento do término de 11 horas.
O descanso não pode ser incluído no meio das 11 horas interjoprnadas.
Somarei 24 hs de descanso a partir das 9 de domingo (quando terminam as 11 horas de hiato entre as jornadas) e obterei 9 horas de segunda.
QUESTÃO CERTA: Considerando os intervalos interjornadas estabelecidos na Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa correta: 17 horas de descanso para telefonistas.
10 – Jornalista
10 – Ferroviário – equipagem
12 – Cinema
14 – Ferroviário – cabine
17 – Telefonista