QUESTÃO CERTA: Estruturas organizacionais marcadas pelo excesso de cadeias hierárquicas, lentidão nos processos de comunicação e profusão de departamentos tendem a limitar as perspectivas de alinhamento horizontal e vertical do modelo da gestão por competências.
A integração vertical busca o alinhamento das práticas de gestão de pessoas com os objetivos e estratégia organizacionais, enquanto que a integração horizontal prevê a atuação coordenada das diversas funções de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, capacitação, gestão do desempenho e remuneração (WRIGHT; McMAHAN, 1992) FONTE:
http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/2013/V_CONSAD/118.pdf
A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional, que toma como referência a estratégia da organização (alinhamento vertical) e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias (alinhamento horizontal) para atingir seus objetivos (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001).
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: A organização, ao adotar uma estratégia de diversificação, tende a se afastar dos mercados e produtos em que atua de forma predominante, o que cria a necessidade de desenvolvimento de novas competências e capacidades. No entanto, existem formas de diversificação que estão relacionadas com as capacidades atuais detidas pela empresa. Um exemplo de diversificação relacionada é a: integração horizontal.