Última Atualização 8 de janeiro de 2021
Segundo Ivancevich (2008), o teste de personalidade analisa diversos traços de personalidade sejam eles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos) ou pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos).
O teste de desempenho exige do candidato uma amostra do trabalho executado no cargo em situação controlada (Ivancevich, 2008).
O teste de habilidade cognitiva refere-se a inúmeras habilidades mentais específicas para as quais hoje existem testes de seleção, as cognições mais conhecidas são as habilidades matemáticas e verbais. Essas habilidades formam base de testes como o Scholastic Aplitude Test (SAT) e o Graduate Record Examination (GRE), para citar somente dois. As habilidades matemática e verbal são medidas por outros testes desenvolvidos especificamente para a seleção de recursos humanos (Ivancevich, 2008).
QUESTÃO CERTA: Na Administração de Recursos Humanos, as decisões no processo de seleção referem-se a quais candidatos contratar. Existem vários instrumentos de seleção. O instrumento de seleção que mede a capacidade intelectual, a compreensão verbal e a aptidão numérica é denominado teste de: habilidade cognitiva.
QUESTÃO CERTA: Entrevistas, busca por referências, exames médicos, testes de conhecimento, testes de habilidade cognitiva, testes de personalidade, testes de capacidade física são exemplos de instrumentos de seleção.
QUESTÃO CERTA: Quando o planejamento de Recursos Humanos está completo, os gerentes podem enfocar o preenchimento dos quadros de uma organização. A função de preenchimento dos quadros é constituída por três atividades relacionadas: recrutamento, seleção e recolocação. Quando, no processo de seleção, são medidas habilidades intelectuais, incluindo a compreensão verbal e aptidão numérica, o instrumento utilizado é: o teste de habilidades cognitivas.
QUESTÃO CERTA: Em uma organização, o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver na força de trabalho a competência “liderança” – envolvendo as capacidades “determinação”, “empatia“ e “cooperação”. A direção da organização quer que o desenvolvimento dessa competência seja priorizado nos diversos processos de gestão de pessoas. Para tal fim, na situação descrita, seriam técnicas adequadas a serem adotadas nos processos de seleção e de treinamento e desenvolvimento, respectivamente: testes de personalidade; treinamentos experienciais.
Na etapa de seleção é: TESTES DE PERSONALIDADE que permite “conhecer” o perfil da pessoa.
Na etapa de treinamento de desenvolvimento o que melhor cabe para descobrir essas qualidades de liderança é: TREINAMENTOS EXPERIENCIAIS, pois a atividade é reflexo da situação real, permitindo detectar as qualidades que se quer.