Caderno de Prova

Instrumentos de seleção

Segundo Ivancevich (2008), o teste de personalidade analisa diversos traços de personalidade sejam eles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos) ou pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos).

teste de desempenho exige do candidato uma amostra do trabalho executado no cargo em situação controlada (Ivancevich, 2008).

teste de habilidade cognitiva refere-se a inúmeras habilidades mentais específicas para as quais hoje existem testes de seleção, as cognições mais conhecidas são as habilidades matemáticas e verbais. Essas habilidades formam base de testes como o Scholastic Aplitude Test (SAT) e o Graduate Record Examination (GRE), para citar somente dois. As habilidades matemática e verbal são medidas por outros testes desenvolvidos especificamente para a seleção de recursos humanos (Ivancevich, 2008).

QUESTÃO CERTA: Na Administração de Recursos Humanos, as decisões no processo de seleção referem-se a quais candidatos contratar. Existem vários instrumentos de seleção. O instrumento de seleção que mede a capacidade intelectual, a compreensão verbal e a aptidão numérica é denominado teste de: habilidade cognitiva.

QUESTÃO CERTA: Entrevistas, busca por referências, exames médicos, testes de conhecimento, testes de habilidade cognitiva, testes de personalidade, testes de capacidade física são exemplos de instrumentos de seleção.

QUESTÃO CERTA: Quando o planejamento de Recursos Humanos está completo, os gerentes podem enfocar o preenchimento dos quadros de uma organização. A função de preenchimento dos quadros é constituída por três atividades relacionadas: recrutamento, seleção e recolocação. Quando, no processo de seleção, são medidas habilidades intelectuais, incluindo a compreensão verbal e aptidão numérica, o instrumento utilizado é: o teste de habilidades cognitivas.

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QUESTÃO CERTA: Em uma organização, o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver na força de trabalho a competência “liderança” – envolvendo as capacidades “determinação”, “empatia“ e “cooperação”. A direção da organização quer que o desenvolvimento dessa competência seja priorizado nos diversos processos de gestão de pessoas. Para tal fim, na situação descrita, seriam técnicas adequadas a serem adotadas nos processos de seleção e de treinamento e desenvolvimento, respectivamente: testes de personalidade; treinamentos experienciais.

Na etapa de seleção é: TESTES DE PERSONALIDADE que permite “conhecer” o perfil da pessoa.

Na etapa de treinamento de desenvolvimento o que melhor cabe para descobrir essas qualidades de liderança é: TREINAMENTOS EXPERIENCIAIS, pois a atividade é reflexo da situação real, permitindo detectar as qualidades que se quer.

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