Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: O Orçamento é um dos principais instrumentos da política fiscal do governo e traz consigo estratégias para o alcance dos objetivos das políticas. Das afirmações a seguir, assinale a que não se enquadra nos objetivos da política orçamentária ou nas funções clássicas do orçamento: Cumprir a meta de superávit primário exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
QUESTÃO ERRADA: A adoção de uma política de governo que restrinja os benefícios previdenciários é instrumento de política fiscal que evita o ciclo econômico recessivo no curto prazo.
O erro da questão é falar que isso é uma medida de Curto Prazo, sendo que ela é de Longo Prazo.
Por exemplo, o que estamos vivendo hoje com a reforma da previdência é uma política fiscal reducionista que visa evitar o ciclo econômico recessivo no longo prazo (nas gerações futuras), mesmo porque a tendência da população brasileira é envelhecer (devido as baixas taxas de natalidade).
QUESTÃO CERTA: A política econômica de um governo requer a coordenação entre política monetária e política fiscal com o objetivo de manter alto o nível de emprego e as taxas de crescimento e evitar a inflação exagerada. Assinale a opção que constitui exemplo de política fiscal: ampliação de investimentos em infraestrutura via orçamento público.