Inflação e SELIC

0
512

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A elevação da taxa SELIC e a redução dos gastos do governo constituem medidas para reduzir a inflação.

Política Fiscal restritiva: é usada quando a demanda agregada supera a capacidade produtiva da economia, no chamado “hiato inflacionário”, onde os estoques desaparecem e os preços sobem. As medidas seriam:

Diminuição dos gastos públicos;

Elevação da carga tributária sobre os bens de consumo, desencorajando esses gastos;

Elevação das importações, por meio da redução de tarifas e barreiras.

QUESTÃO ERRADA: A elevação da taxa de juros básica da economia (SELIC) concomitantemente à diminuição das taxas de recolhimento compulsório sobre depósitos à vista reduz a liquidez e, em consequência, a inflação corrente.

Ao elevar a taxa de juros, o Bacen aumenta o preço da moeda e, portanto, faz com que os bancos emprestem menos recursos, o que diminui a quantidade de moeda na economia, diminuindo a liquidez disponível.

No entanto ao diminuir a taxa de recolhimento compulsório, o Bacen permite que os bancos emprestem mais, o que aumenta a liquidez na economia.

Repare que a segunda hipótese AUMENTA a liquidez na economia, o que faz com que o item seja errado.

Basicamente quando o BACEN reduz a taxa básica de juros (SELIC) tem-se uma maior oferta de credito possibilitando maior consumo e por consequência maior inflação. O oposto também é valido: Maior taxa de juros = maior dificuldade de credito = menor consumo = menor inflação.

Por isso já acert amos a questão, sem precisar considerar a questão dos depósitos compulsórios.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O nível da taxa de juros compatível com uma dada taxa de inflação depende da taxa de poupança da economia. No caso brasileiro, em que a taxa de poupança é baixa em relação à média dos países emergentes que utilizam o sistema de metas de inflação, o resultado é uma taxa de juros elevada, quando comparada à taxa média desses outros países.

Esta assertiva é baseada na teoria dos fundos de empréstimos, teoria clássica de determinação da taxa de juros, de acordo com a qual a taxa de juros é determinada no mercado de fundos de empréstimos pela oferta de fundos (poupança) e demanda de fundos (investimento, déficit público). O enunciado extrapola essa teoria para explicar a taxa de juros que controla a inflação. A baixa poupança no Brasil determina a elevada taxa de juros necessária para manter a inflação na meta.

QUESTÃO ERRADA: Se o BACEN pretender reduzir a taxa de inflação da economia, ele deverá reduzir a taxa básica de juros da economia (taxa SELIC).