Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: As razões de concentração, exemplos de medidas de concentração de mercado parciais, não utilizam os dados de todas as empresas em operação na indústria analisada.
ÍNDICE DE CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA
– Uma medida comumente utilizada para verificar o grau de concentração econômica no mercado cujo objetivo é calcular o valor do faturamento das quatro maiores empresas de cada ramo de atividade sobre o total faturado no ramo respectivo.
– Em termos percentuais, quanto mais próximos de 100%, significa que o setor tem alto grau de concentração (as quatro maiores respondem com a quase totalidade do faturamento); quanto mais próximo de 0%, menor o grau de concentração (e, portanto, maior o grau de concorrência) do setor.
Medidas da Concentração de Mercado
São úteis para indicar preliminarmente os setores em que se espera que o poder de mercado seja significativo. No entanto, alta concentração não garante que o poder de mercado será exercido.
As Medidas da Concentração de Mercado são calculadas através da função da participação de algumas ou de todas as firmas no mercado.
Parciais: não usam dados da totalidade das empresas do mercado.
Ex.: Razão de Concentração: CRn (Concentration Ratio)
Sumárias: requerem dados de todas as empresas do mercado.
Ex.: Índice de Hirschman-Herfindahl: HHI
QUESTÃO ERRADA: A razão de concentração considera todas as firmas de modo diferenciado e ressalta a importância das grandes empresas, visto que há, sobre estas, uma ponderação maior do que nas pequenas firmas.
QUESTÃO ERRADA: Para analisar a evolução de uma indústria, pode-se utilizar os agregados denominados índice de Herfindahl, índice de Hall- Tideman e índice de entropia de Theil. Esse último corresponde à razão de concentração dos maiores grupos existentes na indústria, como, por exemplo, as três, cinco ou dez maiores empresas.
O Índice Herfindahl-Hirschman (HHI) avalia o grau de concentração do mercado relevante sendo calculado por meio da soma dos quadrados dos market shares individuais das firmas participantes no mercado relevante, tendo a vantagem de refletir a distribuição do tamanho das firmas, posto que o peso conferido às firmas com elevado market share é maior do que aquele relativo às firmas com baixo market share. Seu valor oscila entre 10.000 para o caso do monopólio e menos de 100, para concorrência atomística. HHI = S xi 2 ; i=1,n, onde x é o market share e n o número e firmas no mercado relevante. Assim, percebe-se que quanto mais concentrado o mercado, maior será o HHI.
O índice de Hall-Tideman (HTI) tem como princípio incorporar a posição de cada instituição no ranking dando ênfase ao número de bancos usados. Este índice pode ser dado por:HTI = 1 2 IS −1 !! com 0<HTI≤1 (3) Onde: S representa a participação de mercado e I representa a ordenação do tamanho dos bancos, (I=1) para o maior e (I=n) até o menor. Este índice varia ente 1/n e um (01), aproximando-se de 1/n para bancos do mesmo tamanho e um para monopólio.
O Índice de Theil é uma medida estatística da distribuição de renda. O índice de Theil é dado pelo logaritmo neperiano da razão entre as médias aritméticas e geométricas da renda familiar per capita média. Se a razão entre as médias for igual a 1, Theil será igual a zero, indicando perfeita distribuição. Quanto maior a razão entre as médias, maior será o valor para o índice de Theil, e pior será a distribuição de renda 2 O índice de Theil é dado pela seguinte formula: Theil = 1 – exp(-R).
Este valor está entre 0 e 1 e quanto maior este valor, pior a distribuição. O Índice de Theil, calculado por Theil em 1967, é baseado no conceito de entropia de uma distribuição. Entre suas qualidades enumeram-se que é simétrico (tem a propriedade de invariância em caso de permuta de indivíduos), é invariante à replicação (é independente de replicações de população), independente da média (tem a propriedade de ser invariante em caso de alteração da escala da renda), e satisfaz o Princípio de Pigou-Dalton (a desigualdade cresce como resultado de transferências regressivas).
O ERRO ESTÁ NO SEGUNDO PERÍODO. O ÍNDICE DE ENTROPIA DE THEIL NÃO CORRESPONDE À RAZÃO DE CONCENTRAÇÃO DOS MAIORES GRUPOS EXISTENTES NA INDÚSTRIA. SE RELACIONA COM A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.