Indicadores a priori e posteriori

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Última Atualização 8 de janeiro de 2021

Indicadores A Priori
– T&D de antecipação 
– São eventos que se acontecerem proporcionarão necessidades futuras de treinamento.
– Facilmente previstas
– Exemplos:
a. Expansão da empresa e admissão de novos empregados.
b. Mudança de métodos e processos de trabalho.
c. Faltas, licenças e férias do pessoal.
d. Expansão dos serviços.
e. Redução do número de empregados.
f. Substituição e movimentação de pessoal.
g. Modernização de equipamentos e novas tecnologias.
h. Produção e comercialização de novos produtos ou serviços.
i. Análise do ambiente interno e externo.
j. Planejamento empresarial.
k. Pesquisa interna de opinião.

Indicadores A Posteriori:
– T&D de reação.
– São os problemas provocados por necessidades de treinamento não atendidas.
– Problemas relacionados com a produção e pessoal e servem como diagnóstico de treinamento.
– Exemplos:
a. Baixa qualidade de produção e/ou da produtividade.
b. Avarias frequentes em equipamentos e instalações.
c. Comunicação deficiente.
d. Acidentes de trabalho.
e. Excesso de erros e de desperdícios.
f. Elevados índices de reclamações de clientes.
g. Pouca versatilidade dos empregados.
h. Mau aproveitamento do espaço.

Indicadores de Resultado
– São de longo prazo.
– Correspondem ao resultado de ações e decisões tomadas previamente representados por metas ou efeitos de uma ação sobre outra.
– Lucratividade.
– Participação de mercado.
– Satisfação de clientes.
– Medição menos frequente que os indicadores de tendência.

Indicadores de Tendência
– O que tem que ser feito para que os resultados desejados a longo prazo sejam alcançados
– Servirão de sinalizadores para que os tomadores de decisão vejam se seus objetivos estratégicos estão sendo atendidos ou não ao longo do período e servirão para monitorar o período de alcance das metas de longo prazo, que serão avaliadas através dos indicadores de resultado.
– Para cada indicador de resultado, identifica-se um indicador de tendência, que devem estar relacionados aos fatores críticos de sucesso, descrevendo os recursos gastos ou atividades a serem executadas, que são fatores que determinam ou influenciam resultados futuros e analogamente evidenciam o que está sendo feito.

QUESTÃO CERTA: De acordo com Chiavenato (2009), os indicadores, a priori, servem para apontar eventos que provocarão futuras necessidades de treinamento. A alternativa que contém um indicador, a priori, é: modernização do maquinário e equipamentos.

QUESTÃO ERRADA: O excesso de queixas no atendimento ao cliente é indicador, a priori, da necessidade de treinamento na organização.

QUESTÃO CERTA: O setor de aquisição de material de determinada organização está crescendo rapidamente em termos de volume de trabalho, todavia sem o proporcional incremento de pessoal; pelo contrário, ocorreu uma diminuição do número de seus empregados, acompanhada de sensível modernização no equipamento utilizado. O contexto vigente também é caracterizado por diversas reclamações quanto a erros frequentes e pouca cooperação do pessoal que trabalha no setor. Na situação hipotética acima: a pouca cooperação dos servidores é um indicador a posteriori da necessidade de capacitação.

Indicadores a priori: são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como:

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1) expansão da empresa e admissão de novos funcionários

2) redução do número de empregados;

3) mudança de métodos e processos de trabalho, etc.

Indicadores a posteriori: são problemas provocados por necessidades de treinamento ainda não atendidas, como:

1) baixa qualidade de produção;

2) baixa produtividade;

3) avarias frequentes em equipamentos e instalações

4) mal atendimento ao cliente, etc.

Fonte: Idalberto Chiavenato – Gestão de Pessoas

QUESTÃO ERRADA: Ao assumir a gerência de qualidade de uma organização, Maria pretende criar uma auditoria de processos gerenciais, que avaliará a conformidade das atividades desenvolvidas pelos diversos setores componentes da organização. Para compor sua equipe, Maria decidiu recrutar pessoalmente cada colaborador, por meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar. Visando atrair colaboradores para o cargo, ela oferecerá as melhores gratificações financeiras da organização. Os futuros auditores de processos terão uma rotina muito bem delineada e serão avaliados semestralmente pelas chefias imediatas. Os aspectos da avaliação julgados deficientes serão objeto de capacitações. Com referência a essa situação hipotética e ao tema por ela evocado, julgue os próximos itens. O indicador de necessidade de treinamento utilizado pela gerência de qualidade é um indicador a priori.

Um indicador a priori seria aquele dado previamente. Porém nesse caso, temos um indicador a posteriori, pois só após a avaliação de desempenho dos novos funcionários é que serão averiguados os aspectos deficientes a fim de serem treinados.

QUESTÃO CERTA: Existem, nas organizações, alguns indicadores que podem apontar necessidades de treinamento. Esses indicadores servem para apontar eventos que provocarão futuras necessidades de treinamento (indicadores a priori) ou eventos decorrentes de necessidades de treinamento já existentes (indicadores a posteriori). Qual das alternativas a seguir refere-se a um indicador a priori? Redução do número de empregados.