QUESTÃO CERTA: A demonstração do resultado abrangente (DRA) visa acrescentar à demonstração do resultado do exercício (DRE) principalmente o impacto do ajuste a valor justo dos ativos, pois a inclusão desse ajuste na DRE geraria efeitos tributários.
Demonstração do Resultado Abrangente é a demonstração em que todas as mutações patrimoniais, que não as transações de capital com os sócios, integram-na.
Mutação do patrimônio líquido é formada por apenas dois conjuntos de valores: transações de capital com os sócios (na sua qualidade de proprietários) e resultado abrangente total.
O resultado abrangente total subdivide-se em: resultado líquido do período, os outros resultados abrangentes e o efeito de reclassificações dos outros resultados abrangentes para o resultado do período.
O resultado abrangente é aquele que abrange as variações futuras de receitas e despesas que já estão registradas no ativo ou no passivo, mas ainda não afetaram o resultado do exercício. O resultado abrangente tende a demonstrar os ajustes realizados no Patrimônio Líquido (PL) como se fosse um lucro da empresa
Caso fosse incluída na DRE, repercutiriam efeitos tributários sobre eles, como são os casos do IR e da CSLL, ambos incidentes na DRE.