CEBRASPE (2016):
QUESTÃO ERRADA: Os serviços de avaliação, normalmente, compreendem dois participantes: o auditor interno e o cliente do trabalho.
Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor interno, a fim de fornecer uma opinião ou conclusões independentes a respeito de uma entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante.
A natureza e o escopo do trabalho de avaliação (assurance) são determinados pelo auditor interno.
Geralmente há três partes envolvidas nos serviços de avaliação (assurance):
(1) a pessoa ou o grupo diretamente envolvido com a entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante – o proprietário do processo,
(2) a pessoa ou grupo que efetua a avaliação – o auditor interno, e
(3) a pessoa ou grupo que utiliza a avaliação – o usuário.
FGV (2024):
QUESTÃO CERTA: A administração central de uma entidade, em reunião com a instância de auditoria interna, reportou algumas inconsistências no andamento do programa de gestão em desempenho, implantado há um ano. A entidade estabeleceu regras e critérios para adesão ao programa e criou um relatório padronizado para acompanhamento semestral das metas pactuadas. Embora os relatórios periódicos indicassem cumprimento integral das metas, os gestores informaram que não estavam sendo atendidos em todas as atividades e demandas em seus respectivos setores. O auditor-chefe recomendou a realização de um trabalho de auditoria nos relatórios emitidos pelas equipes de trabalho que aderiram ao programa. Foi definido que o trabalho de auditoria inicialmente teria como base a documentação relativa à adesão ao programa e os relatórios periódicos apresentados, com análises desenvolvidas a partir de critérios definidos pelo auditor, que poderia solicitar informações e documentos adicionais. A auditoria recomendada deve ser conduzida sob o formato de um(a):avaliação (assurance).
A auditoria recomendada se enquadra no conceito de avaliação (assurance) por diversos motivos:
- Objetivo: O objetivo principal é avaliar a confiabilidade das informações fornecidas nos relatórios periódicos, ou seja, se as informações estão sendo apresentadas de forma precisa e completa, refletindo a realidade das operações.
- Natureza: A auditoria será realizada com base em evidências documentais (relatórios, documentos de adesão) e poderá envolver a coleta de informações adicionais.
- Conclusões: Ao final da auditoria, o auditor emitirá uma conclusão sobre a confiabilidade das informações, fornecendo um nível de segurança aos usuários dessas informações.
Analisando as demais alternativas:
- Consultoria: A consultoria envolve a prestação de serviços para auxiliar a organização a melhorar seus processos ou sistemas. Neste caso, o foco é na avaliação, não na prestação de serviços.
- Relatório direto: Um relatório direto é um tipo específico de relatório de auditoria, mas não define a natureza do trabalho.
- Trabalho de certificação: Um trabalho de certificação geralmente envolve a emissão de um certificado atestando que determinada informação ou sistema atende a critérios específicos. Neste caso, o objetivo é mais amplo, envolvendo a avaliação da confiabilidade das informações.
- Auditoria de desempenho: A auditoria de desempenho avalia a eficácia e a eficiência das operações. Embora a auditoria proposta possa ter elementos de auditoria de desempenho, o foco principal é na avaliação da confiabilidade das informações.
Em resumo:
A auditoria recomendada é uma avaliação (assurance) porque tem como objetivo principal fornecer um nível de segurança sobre a confiabilidade das informações contidas nos relatórios periódicos. Ao realizar essa avaliação, o auditor estará contribuindo para a melhoria da qualidade da informação e da tomada de decisão na organização.
Pontos-chave:
- Objetivo: Avaliar a confiabilidade das informações.
- Natureza: Baseada em evidências documentais e informações adicionais.
- Conclusões: Fornecer um nível de segurança sobre a confiabilidade das informações.