Caderno de Prova

Hierarquia do Valor Justo: O Que É? (Exemplos)

CPC 46

FGV (2022):

QUESTÃO CERTA: Para aumentar a consistência e a comparabilidade nas mensurações do valor justo e nas divulgações correspondentes, o Pronunciamento Técnico CPC 46- Mensuração do Valor Justo, estabelece uma hierarquia de valor justo que classifica em três níveis as informações (inputs) aplicadas nas técnicas de avaliação utilizadas na mensuração do valor justo.
Relacione as informações aplicadas nas técnicas de avaliação utilizadas na mensuração do valor justo com os respectivos níveis:

1. Nível 1 2. Nível 2 3. Nível 3

(3) Dados não observáveis para o ativo ou passivo.

(2) Informações que são observáveis para o ativo ou passivo, seja direta ou indiretamente.

(1) Preços cotados (não ajustados) em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos a que a entidade possa ter acesso na data de mensuração.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo: 3-2-1-.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO CERTA: O Pronunciamento Técnico CPC 46 — Mensuração do Valor Justo — cria uma espécie de hierarquia de valor justo em que as informações utilizadas como subsídio para as técnicas de avaliação aplicáveis ao processo de mensuração do valor justo são classificadas em diferentes níveis. Com base nessa classificação, as informações constantes no nível 2 incluem: os preços cotados para ativos ou passivos idênticos ou similares em mercados que não sejam ativos.

HIERARQUIA do valor justo:

Informações de nível 1:são preços cotados (não ajustados) em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos

Informações de nível 2: 1) preços cotados para ativos ou passivos similares em mercados ativos e; 2) preços cotados para ativos ou passivos idênticos ou similares em mercados que não sejam ativos.

Informações de nível 3:são dados não observáveis para o ativo e passivo.

FGV (2024):

QUESTÃO CERTA: Uma empresa S.A. apresentou os seguintes ativos mensurados a valor justo: ação de determinada companhia aberta negociada na B3 com ampla liquidez; swap de moeda de longo prazo em determinada moeda, não observável e não podendo ser corroborada por dados de mercado observáveis em intervalos comumente cotados; swap de taxa de juros de recebimento fixo e pagamento variável com base na taxa de swap Ibor, observável em intervalos comumente cotados para substancialmente a totalidade do prazo do swap; e acordo de licenciamento adquirido em combinação de negócios (taxa de royalty do contrato com a parte não relacionada no início do contrato). Considerando-se as informações apresentadas, o contador verificou corretamente que a hierarquia de valor justo de cada ativo é, respectivamente: nível 1, nível 3, nível 2, nível 2.

hierarquia de valor justo classifica os ativos e passivos com base nos dados de entrada observáveis ou não observáveis utilizados na mensuração de seu valor justo, conforme as normas contábeis internacionais (IFRS 13).

Advertisement

Nível 1: Dados de entrada com preços cotados em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos (preços observáveis diretamente, como ações negociadas em bolsas).

Nível 2: Dados de entrada diferentes de preços cotados no nível 1, mas que são observáveis para o ativo ou passivo, seja diretamente (como preços) ou indiretamente (dados derivados de preços observáveis).

Nível 3: Dados de entrada não observáveis, ou seja, informações que não estão disponíveis em mercados ativos e que são baseadas em estimativas e premissas da empresa.

Ação de companhia aberta negociada na B3 com ampla liquidez:

Nível 1. Como essa ação é negociada em um mercado ativo (B3) e possui ampla liquidez, os preços cotados estão disponíveis diretamente. Portanto, é classificada como Nível 1.

Swap de moeda de longo prazo em moeda não observável e não podendo ser corroborada por dados de mercado observáveis:

Nível 3. Como não há dados de mercado observáveis para a moeda em questão e as cotações não estão disponíveis, trata-se de uma estimativa não observável, o que a classifica como Nível 3.

Swap de taxa de juros de recebimento fixo e pagamento variável com base na taxa de swap Ibor, observável em intervalos comumente cotados:

Nível 2. Embora a taxa Ibor seja observável no mercado, os swaps de taxa de juros não são cotados diretamente como ativos idênticos, mas sim com base em outros dados de mercado (derivados de preços observáveis). Isso o classifica como Nível 2.

Acordo de licenciamento adquirido em combinação de negócios (taxa de royalty de contrato com parte não relacionada no início do contrato):

Nível 2. O valor do acordo de licenciamento é baseado em taxas de royalties observáveis e negociadas no início do contrato, o que torna esse dado de entrada observável indiretamente, e, portanto, classificado como Nível 2.

Portanto, a hierarquia de valor justo para os ativos apresentados é Nível 1, Nível 3, Nível 2, Nível 2.

Advertisement
Sair da versão mobile