Hierarquia do processo

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Última Atualização 8 de janeiro de 2021

I – Macroprocessos: compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolve mais de uma função organizacional.

II – Processos: Conjunto de atividades interdependentes, ordenadas no tempo e no espaço de forma encadeada, que possuem um objetivo, início, fim, entradas e saídas bem definidas, ou comportamentos executados para alcançar uma ou mais metas.

III – Subprocesso: parte específica do processo, composta por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto (s) que concorre (m) para o produto final do processo. Constitui-se em um nível maior de detalhamento dos processos, que demonstra os fluxos de trabalho e atividades sequenciais e interdependentes, necessárias e suficientes para a execução de cada processo institucional.

IV – Atividade: agrupamento de tarefas.

V – Tarefa: é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer, sendo uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico.

QUESTÃO ERRADA: A gestão por processos compreende a seguinte hierarquia decrescente de estágios: macroprocessos, processos, operações e atividades.

MPSA (Ministério Público Sabe Atuar)

M acro processo

P rocesso

S ub processo

A tividade

QUESTÃO CERTA: Nas organizações, é possível que um mesmo processo mobilize as áreas de marketing, de finanças, de gestão de pessoas e de produção.

Sim. Macroprocesso.

QUESTÃO CERTA: Na gestão de processos, a menor divisão do trabalho é a tarefa.

QUESTÃO CERTA: A tarefa (task) dentro do BPMN, em uma sequência contínua de atividades, pode ser dividida em outras tarefas.

QUESTÃO CERTA: Os processos podem ser definidos como um conjunto de atividades inter-relacionadas que, executadas numa sequência determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas), assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas (definição da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade). Os processos podem ser vistos em diferentes níveis, entre os quais se insere: Parte superior do formulário

Subprocesso: parte específica do processo, composta por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto (s) que concorre (m) para o produto final do processo.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a hierarquia organizacional, as atividades desdobram-se em processos, que, por sua vez, geram tarefas ou operações.

Não. A ordem é: macroprocesso, processo, sub-processo, atividades e tarefas.

QUESTÃO ERRADA: O refinamento sucessivo de processos, conhecido como drill down, desenvolve-se a partir do contexto mais abstrato, ou macroprocesso, detalhando-o sucessivamente até a parte mais rica em descrição: a atividade.

A parte mais detalhada é a TAREFA! A ordem é: macroprocesso, processo, sub-processo, atividades e tarefas.

QUESTÃO ERRADA: A parte referente a atividades é a de menor

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nível de complexidade entre as que compõem um mapeamento de processo.

A parte referente a TAREFAS é a de menor nível de complexidade entre as que compõem um mapeamento de processo.

HIERARQUIA DOS PROCESSOS

Macroprocessos (processos empresariais)

Processos

Sub-processos

Atividades

Tarefas

QUESTÃO ERRADA: Os macroprocessos organizacionais definem como os diversos projetos distribuídos pela estrutura da organização consolidarão a interação entre a organização e seus mercados ou ambientes.

Negativo. São os processos. Acredito que o erro da questão seja a palavra “projetos”. A questão estaria correta se estivesse da seguinte forma: “Os macroprocessos organizacionais definem como os diversos processos distribuídos pela estrutura da organização consolidarão a interação entre a organização e seus mercados ou ambientes.”

Segundo Augustinho Paludo, “Macroprocesso compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolvem mais de uma função organizacional”.

QUESTÃO CERTA: O mapeamento dos macroprocessos organizacionais, ferramenta que subsidia a equipe de reengenharia, favorece o enfoque sistêmico.

Os macroprocessos são os processos principais (core processes) da organização, os quais são responsáveis por entregar os serviços e produtos aos seus clientes. Para efeito de reegenharia, é necessário ter um mapa desses processos para que se possa localizar possíveis gaps, deficiências e gerar alternativas que serão imprescindíveis no planejamento da reengenharia. Com esse mapa em mãos é possível ter uma visão integrada (holística) da organização, que é a forma pela qual as partes se interagem para gerar os serviços e produtos demandados. Tal visão holística faz parte do chamado pensamento sistêmico. Esse pensamento possibilita:

  • Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos;

  • Organizar soluções para problemas complexos.

“O mapeamento, ou identificação, dos macroprocessos organizacionais faz com que a organização tenha uma percepção do que está acontecendo em todo o seu sistema organizacional, favorecendo um enfoque sistêmico e orgânico do processo de mudança, o que é positivo e facilita o seu sucesso.”