Grande População de Itens e Provisão

0
339

Última Atualização 11 de dezembro de 2020

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição – exercício 2019

12.2.2. Mensuração

O valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para se extinguir a obrigação presente na data das demonstrações contábeis. (…)

Quando a provisão mensurada envolve uma grande população de itens, a obrigação é estimada ponderando-se todos os possíveis resultados. Este método estatístico corresponde ao “valor esperado”. (…)

Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – página: 254

CPC – 25 Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.

MENSURAÇÃO

39. As incertezas que rodeiam o valor a ser reconhecido como provisões são tratadas por vários meios de acordo com as circunstâncias. Quando a provisão a ser mensurada envolve uma grande população de itens, a obrigação deve ser estimada ponderando-se todos os possíveis desfechos pelas suas probabilidades associadas. O nome para esse método estatístico de estimativa é “valor esperado”. Portanto, a provisão será diferente dependendo de a probabilidade da perda de um dado valor ser, por exemplo, de 60 por cento ou de 90 por cento. Quando houver uma escala contínua de desfechos possíveis, e cada ponto nessa escala é tão provável como qualquer outro, é usado o ponto médio da escala.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: No processo de mensuração de provisões envolvendo uma grande população de itens, a estimativa da obrigação será feita com base no preço presumido.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a NBC TG 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, quando a provisão a ser mensurada envolve uma grande população de itens, a obrigação pode ser estimada utilizando o método estatístico de estimativa denominado valor esperado.

QUESTÃO CERTA: Quando a provisão a ser mensurada envolve uma grande população de itens, a obrigação deve ser estimada ponderando-se os maiores valores esperados pelas suas probabilidades associadas.