Governança corporativa

0
362

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Governança corporativa é um modelo de gestão que, a partir da otimização das interações entre acionistas ou cotistas, conselhos, auditorias e diretoria executiva, visa reduzir o nível de risco e contribuir para uma maior efetividade da empresa no mercado ao longo do tempo.

QUESTÃO CERTA: O modelo anglo-saxão de governança corporativa, vinculado ao modelo limite de propriedade dispersa, caracteriza-se pela existência de conselhos de administração atuantes e com foco em direitos, bem como em uma governança corporativa estabelecida.

Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), no mundo todo existem dois modelos de governança corporativa, são eles:

Outsider System

Os acionistas são mais dispersos, não participam das ações diárias da empresa e a propriedade está distribuída entre as grandes empresas. Para esse sistema, que prioriza o interesse dos acionistas e onde o foco das organizações é direcionado para o retorno aos acionistas (shareholder oriented), o mercado de ações tem um valor importantíssimo e os investidores institucionais têm uma grande influência — além de serem muito ativos.

É também conhecido como um modelo de governança anglo-saxão, pois é o modelo mais tradicional nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Insider System

O comando das operações diárias fica por conta dos grandes acionistas. Diferente do Outsider System, nesse modelo não há muita influência nem muito ativismo por parte de investidores institucionais, mas há a presença de grupos industriais-financeiros — muitas vezes bastante diversificados — e a estrutura de propriedade é mais concentrada. Nesse modelo, ao invés do foco das organizações potencializar o retorno para os acionistas, o foco é no retorno para aqueles que têm papel direto ou indireto na gestão e nos resultados da organização (stakeholder oriented

Advertisement
), como os clientes, os colaboradores, as comunidades, os fornecedores, o governo, etc.

Esse é o modelo de governança presente na Europa Continental e também no Japão.

QUESTÃO CERTA: A equidade é um dos princípios básicos de governança corporativa para atingir boas práticas. Essa governança é realizada com o objetivo de preservar e otimizar o valor da organização, contribuindo com sua longevidade.

O Conceito de Governança segundo o IBFC é:

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.

Os 4 princípios da Governança são:

Transparência (Openness): Desejo de fornecer informação clara, tempestiva e precisa;

Equidade (fairness): Assegurar o direito a informação de todos os interessados;

Prestação de contas (accountability): Os agentes de governança devem prestar conta de seus atos e resultados;

Responsabilidade corporativa baseada no fato de que os executivos devem zelar pela perenidade da organização, ou seja, permitir sua sustentabilidade.