Gerenciamento de Projetos e Funções Administrativas

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Última Atualização 27 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Na gerência de projetos, são postas em prática as funções administrativas de processo de gestão (organizar, planejar, implementar e controlar). 

QUESTÃO CERTA: Entre as fases de gerenciamento de projetos, segundo a metodologia Project Management Institute – PMI, estão os processos de planejamento, de execução e de controle.

QUESTÃO CERTA: o gerenciamento de projetos se concentra na entrega bem-sucedida dos produtos, serviços ou resultados e os projetos são um meio de atingir metas e objetivos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: A definição: É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atingir seus objetivos. Refere-se a: gerenciamento de projetos.

O “Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às ativid ades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos”

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(PMBOK Guide,2013, p. 5).

QUESTÃO CERTA: A gestão de risco, está contemplada nas melhores práticas do gerenciamento de projetos. Pode-se citar como exemplo, a norma ISO 27001 que segue o modelo ciclo PDCA, que distribui ações em determinadas fases que se sucedem. As ações, ligadas à gestão de risco, dispostas em uma sequência correta de fases é: avaliação de riscos – tratamento do risco – melhora do processo de gestão de riscos.

P (planejar): Avaliação do risco

D (executar) e C (controlar): Tratamento do risco

A (ajustar): melhora do processo de gestão de risco