Gerenciamento da qualidade projetos

0
300

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Um Gerente de Projetos avalia periodicamente o desempenho geral do projeto. Com essa atividade proativa, ele busca assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade. Considerando o PMBoK 5ª edição, essa atividade diz respeito: à garantia da qualidade do projeto.

A garantia da qualidade deve ser usada durante as fases de planejamento e execução do projeto para transmitir a confiança de que os requisitos da parte interessada serão cumpridos, e o controle da qualidade deve ser usado durante as fases de execução e encerramento para demonstrar formalmente, com dados confiáveis, que os critérios de aceitação do patrocinador ou do cliente foram cumpridos

Fontes: Guia PMBOK, 5ª edição, p. 250

Garantia da Qualidade deve identificar as fases críticas do estudo (no planejamento).

Gestão da Qualidade engloba atividades coordenadas para dirigir, controlar e melhorar uma organização quer seja através de processos de gestão, de produção, de marketing, de gestão de pessoal, de faturamento, de cobrança ou outros.

Controle da Qualidade é a parte da gestão da qualidade que coordena ações relacionadas com a medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos são respeitados e se os objetivos da empresa estão sendo atingidos.

Garantia da Qualidade é a parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.

QUESTÃO ERRADA: A garantia da qualidade e o controle da qualidade são processos compreendidos no monitoramento e controle de um projeto. O primeiro processo abrange o monitoramento e o registro dos resultados da ex ecução e o segundo, a auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle da qualidade.

Advertisement

São dois erros:

1) realizar a garantia de qualidade faz parte do grupo de processos execução.

2) os conceitos de controle e garantia estão invertidos:

Controle da qualidade: O processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.
Garantia da qualidade: 
O processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições de controle de qualidade para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e as definições operacionais apropriadas.

QUESTÃO CERTA: No PMBoK, os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização. Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem planejar a qualidade e realizar: a garantia da qualidade e o controle da qualidade.

1. Planejar a qualidade.

2. Realizar a garantia da qualidade – Prevenção de defeitos. Foco no processo. Para o início das fases.

3. Realizar o controle da qualidade – Detecção de defeitos. Foco no produto. Para o final das fases.