Fundamentos da Gestão da Qualidade

0
701

Conformidade: É a contrapartida da qualidade planejada, ou seja, é a qualidade real que o produto oferece (àquela que o cliente recebe). Dependendo da taxa de sucesso do planejamento, ela pode ser próxima ou distante da qualidade planejada. Se ao final houver baixa conformidade, significa também que o produto é de baixa qualidade, pois um produto ou serviço bem feito é aquele que está dentro das especificações que foram planejadas.

Especificações: O elemento de especificação se refere à descrição do produto, ou de sua determinação circunstancial. São as características do produto. As especificações descrevem o produto ou serviço em termos de sua utilidade, desempenho e atributos. Com isso, nós temos a “qualidade planejada” que estabelece como o produto ou serviço devem ser.

Regularidade: Significa a redução da variação que ocorre em qualquer processo de trabalho, seja fabricar um produto ou prestar um serviço. Qualidade, em seu conceito, também é sinônimo de regularidade e confiabilidade. Dessa maneira, quanto menor for a variação de um produto (suas características ou desconformidades), mais qualidade ele conseguirá ter e vice-versa. Trata-se de um dos principais pontos na gestão da qualidade.

Qualidade planejada – é o conjunto das especificações de desempenho, forma ou conteúdo de um produto ou serviço. Por exemplo: pisar no freio deve provocar um efeito de diminuir a velocidade e parar o carro; a leitura de uma placa de sinalização na estrada deve possibilitar que o motorista encontre o caminho correto.

QUESTÃO CERTA: Na gestão da qualidade, conformidade se refere ao nível de correspondência entre determinado produto ou serviço e a sua especificação, que corresponde à qualidade planejada para esse produto ou serviço.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: A denominada qualidade de projeto resulta da análise que se faz com o objetivo de avaliar a compatibilidade entre projeto e produto.

Negativo. É a conformidade.

QUESTÃO CERTA: A conformidade das características do produto ou serviço com as expectativas do cliente é que vai garantir sua satisfação.

QUESTÃO CERTA: Regularidade, conformidade e adequação ao uso são alguns dos aspectos pertencentes ao conceito de qualidade.

QUALIDADE CERTA: O conceito de qualidade que é relacionado com a qualidade planejada, bem como com o conjunto de características que um produto ou serviço deve ter, refere-se à: especificação.

QUESTÃO CERTA: O conjunto das especificações de desempenho, forma ou conteúdo de um produto ou serviço é chamado de: Qualidade planejada. 

Qualidade de conformidade (ou de aceitação) o grau de coincidência entre a qualidade planejada e o desempenho, formato ou conteúdo que o produto ou o serviço apresenta. Na realidade o freio tem qualidade de conformidade quando produz o efeito desejado de parar o veículo. A placa de sinalização tem qualidade de conformidade quando contém a informa­ção correta e o motorista encontra o caminho desejado.