Função aditiva: f(x+y) = f(x)+f(y).
Representa a situação de Rendimentos Constantes de Escala (1 empresa produz uma quantidade Q ao mesmo preço que duas empresas produziriam a mesma quantidade Q).
…
Função sub aditiva: f(x+y) < f(x)+f(y).
Representa a situação de Rendimentos Crescentes de Escala (1 empresa produz uma quantidade Q ao preço menor que 2 empresas produziriam a mesma quantidade Q).
…
Função super aditiva: f(x+y) > f(x)+f(y).
Representa a situação de Rendimentos Decrescentes de Escala (1 empresa produz uma quantidade Q ao preço maior que 2 empresas produziriam a mesma quantidade Q).
QUESTÃO ERRADA: Para que exista monopólio natural, a função custo da firma deve ser aditiva.
O monopólio natural é uma situação de mercado em que os investimentos necessários são muitos elevados e os custos marginais são muito baixos. Caracterizados também por serem bens exclusivos e com muito pouca ou nenhuma rivalidade. Esses mercados são geralmente regulamentados pelos governos e possuem prazos de retorno muito grandes, por isso funcionam melhor quando bem protegidos. TV a cabo, distribuição de energia elétrica ou sistema de Fornecimento de Água são exemplos característicos de monopólios naturais, ainda que na atualidade haja concorrência nesses setores.
Para que exista monopólio natural, a função custo da firma NÃO deve ser aditiva.
QUESTÃO CERTA: Uma das formas de se avaliar a existência de monopólio natural é verificar se a função custo é subaditiva.