Última Atualização 18 de junho de 2022
A função estabilizadora concentra suas principais características na manutenção de determinados níveis de emprego e preços, por meio de instrumentos macroeconômicos, como a taxa de juros, o nível de gasto público, a política cambial etc.
FGV (2022):
QUESTÃO CERTA: A aplicação de políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o controle da inflação, melhorar o nível de emprego e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal ou outras medidas capazes de aumentar ou diminuir o nível da demanda agregada, é denominada função: estabilizadora.
QUESTÃO CERTA: A função de estabilização da economia difere das funções alocativa e distributiva por utilizar instrumentos macroeconômicos para manter o nível adequado de utilização dos recursos e do balanço de pagamentos.
QUESTÃO CERTA: A função estabilizadora relaciona-se à manutenção da solidez e da segurança da economia por meio de incentivos cujo objetivo é resolver problemas de ineficiência da economia.
QUESTÃO CERTA: A função de estabilização da economia difere das funções alocativa e distributiva por utilizar instrumentos macroeconômicos para manter o nível adequado de utilização dos recursos e do balanço de pagamentos.
QUESTÃO ERRADA: Entre as funções do Estado, no que se refere à intervenção na economia, pode-se citar a função distributiva, que procura manter a estabilidade da economia.
QUESTÃO CERTA: A aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos, compreende a seguinte função do Governo: estabilizadora.
QUESTÃO CERTA: A utilização da política orçamentária para os propósitos de estabilização econômica implica promover ajustes no nível da demanda agregada, expandindo-a ou restringindo-a, e provocando a ocorrência de déficits ou superávits.
Estabilizadora: visa manter a estabilidade econômica, diferenciando-se das outras funções por não ter como objetivo a destinação de recursos.
QUESTÃO ERRADA: O Estado atua na sua função como regulador quando define as políticas econômica e fiscal, a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, haja vista a impossibilidade do mercado de assegurar o atingimento de tais objetivos.
A questão traz a função estabilizadora do governo.
QUESTÃO CERTA: A manutenção da estabilidade econômica tem como objetivo controlar a demanda agregada, de modo a minimizar os impactos sociais e econômicos de crises de inflação ou depressão.
CORRETA, já que a manutenção da estabilidade econômica tem como função de governo a estabilizadora, pois combater a crise ou mesmo o problema da inflação usando a política fiscal e monetária.
Demanda agregada é a demanda total de bens e serviços numa dada economia para um determinado momento e nível dos preços.
QUESTÃO CERTA: A função estabilizadora do governo protege a economia de flutuações bruscas nos níveis de emprego e de inflação, valendo-se das políticas fiscal e monetária.
QUESTÃO CERTA: Ao intervir no mercado de câmbio via compra de swaps cambiais, o governo exerce sua função estabilizadora.
Swap (do inglês, “troca”) é um derivativo financeiro que promove simultaneamente a troca de taxas ou rentabilidade de ativos financeiros entre agentes econômicos. Por meio dele o BC procura evitar movimento disfuncional do mercado de câmbio.
O objetivo dessas operações é prover “hedge” cambial – proteção contra variações excessivas da moeda americana em relação ao real – e liquidez ao mercado de câmbio doméstico. A compra de contrato de swap pelo BC funciona como injeção de dólares no mercado futuro.
QUESTÃO CERTA: A função estabilizadora é responsável por manter a estabilidade e o equilíbrio da economia por meio da política fiscal e da monetária.
QUESTÃO CERTA: O governo federal, ao ter reduzido o preço do óleo diesel nas distribuidoras, em atendimento a reivindicações dos caminhoneiros, atuou, primordialmente, no âmbito de sua função estabilizadora, tendo interferido no mercado por meio da concessão de subsídios e da redução da carga tributária.
QUESTÃO ERRADA: Uma política protecionista, por meio do aumento das alíquotas de importação, atende à função estabilizadora do Estado, pois reduz os preços dos bens nacionais, ajudando a controlar a inflação.
A função estabilizadora é exercida por meio de instrumentos de política fiscal (forma de gasto do orçamento público e política tributária) e política monetária (política de crédito, interferências na oferta e demanda de moeda e sua influência sobre o nível de juros) de caráter anticíclico. Ou seja, a função estabilizadora, por meio da política fiscal e a política monetária, procura minimizar os efeitos dos ciclos econômicos – estes entendidos como oscilações nos níveis gerais de produto, emprego, renda e nível geral de preços da economia. No Brasil, ao longo dos anos 1980 e grande parte dos anos 1990, o foco da política econômica se centrava principalmente, mas não exclusivamente, na função estabilizadora. Os diversos planos econômicos lançados ao longo desse período refletem nitidamente esta prioridade.
No caso apresentado não é garantia de redução dos preços.
QUESTÃO ERRADA: O funcionamento do sistema de mercado com presença do governo é capaz de assegurar altos níveis de emprego, porém desestabiliza
QUESTÃO CERTA: Como guardião da moeda, o banco central de um país é a instituição à qual se confia o dever de regular o volume de dinheiro e de crédito da economia. Em que pesem as diferenças entre bancos centrais, essa atribuição geralmente está associada ao objetivo de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional.
Funções do Governo:
- Função estabilizadora (controlar o mercado: política fiscal e monetária)
- Função distributiva (distribuição de renda)
- Função Alocativa (provisão de Bens)
A questão trata da função estabilizadora do Estado que – no caso – é exercida pelo BACEN via política monetária
QUESTÃO CERTA: O imposto de renda e o seguro desemprego podem ser considerados como estabilizadores automáticos da economia, inserindo-se como políticas públicas de estabilização econômica.
QUESTÃO ERRADA: Considerando o papel do governo na economia, os postulados da teoria keynesiana, as curvas de oferta e demanda agregada e a relação destas com a curva de Philips, julgue o item que se segue. O governo tem como funções a busca da adequada alocação de bens públicos e a promoção de distribuição de renda equitativa, de forma que a estabilidade e o crescimento econômicos são alcançados pela própria dinâmica do sistema de mercado.
As funções do governo são: alocativa, distributiva e estabilizadora. Além disso, o enunciado fala que devem ser considerados os postulados keynesianos, defensor da intervenção do estado na economia, e, portanto, a questão está realmente errada.
QUESTÃO ERRADA: A função estabilizadora do Estado é desempenhada por meio da regulação, cujo objetivo é zelar pelos interesses dos usuários e pela eficiência na prestação de serviços públicos.
ERRADO. A banca fez uma bagunça com os conceitos.
A regulação é um dos papéis do Estado, que os exerce por meio das agências reguladoras (ANAC, ANATEL, ANTAQ, ANVISA, ANS, ANEEL e assim por diante). É um Estado mais ausente na economia, pois passa atividades à iniciativa privada. Ele descentraliza para que haja mais eficiência na prestação de serviços públicos, mas precisa ficar de olho (regulando).
A função estabilizadora do Estado é manter a estabilidade econômica, com um alto nível de emprego e preços estáveis. Para isso, o governo utiliza instrumentos de política macroeconômica (políticas fiscal e monetária), visando à manutenção de níveis adequados de emprego, renda, inflação, taxa de câmbio, contas externas, endividamento público, etc.
QUESTÃO ERRADA: A proposta de emenda constitucional voltada a permitir que o governo possa reduzir o salário dos servidores públicos em caso de grave desequilíbrio orçamentário qualifica-se, essencialmente, como um instrumento do Estado para o exercício de sua função distributiva.
É estabilizadora.
QUESTÃO CERTA: A utilização da política orçamentária para os propósitos de estabilização econômica implica promover ajustes no nível da demanda agregada, expandindo-a ou restringindo-a, e provocando a ocorrência de déficits ou superávits.
Resposta: Certa
O mecanismo básico da estabilização é a atuação sobre a demanda agregada, que representa a quantidade de bens ou serviços que a totalidade dos consumidores deseja e está disposta a adquirir por determinado preço e em determinado período. Assim, a função estabilizadora age na demanda agregada de forma a aumentá-la ou diminuí-la, provocando a ocorrência de déficits ou superávits.