Última Atualização 27 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: Caso se queira realizar uma estimativa de custos que seja a mais exata possível e se disponha de única oportunidade para isso, deve-se utilizar uma técnica de estimativa top-down.
Estimativa BOTTOM-UP: é mais demorada, porém é mais precisa.
Estimativa TOP-DOWN: é mais rápida, no entanto é menos precisa.
• A estimativa análoga (TOP-DOWN) é útil no início do projeto quando há pouca informação; se baseia em informações históricas;
• A estimativa paramétrica utiliza relações estatísticas entre dados históricos e outras variáveis.
• A estimativa de três pontos, originada da PERT, usa médias ponderadas do valor ótimo, provável e péssimo (1x).
As Ferramentas e Técnicas utilizadas no processo de Estimar Custos são:
– Opinião especializada;
– Estimativa análoga;
– Estimativa paramétrica;
– Estimativa “bottom-up”;
– Estimativas de três pontos;
– Análise das reservas;
– Custo da qualidade (CDQ);
– Software para estimativas em gerenciamento de projetos;
– Análise de proposta de fornecedor.
QUESTÃO CERTA: Estimar as durações das atividades é um processo que visa calcular o número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar as atividades específicas com os recursos estimados. De acordo com o Guia PMBOK 4ª Edição, as ferramentas e técnicas para estimar as durações das atividades são: Opinião especializada; Estimativa Análoga; Estimativa Paramétrica; Estimativas de três pontos; Análise das Reservas.
QUESTÃO CERTA: No âmbito do PMBOK quarta edição, considere:
I. Adequar o processo para atender às necessidades do projeto.
II. Desenvolver detalhes técnicos e de gerenciamento para serem incluídos no plano de gerenciamento do projeto.
III. Determinar recursos e níveis de habilidades necessárias para executar o trabalho do projeto.
IV. Determinar o nível de gerenciamento de configuração a ser usado no projeto.
V. Determinar quais documentos do projeto estarão sujeitos ao processo formal de controle de mudanças. Durante o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, é utilizada uma técnica para auxiliar nas atividades acima.
Tal técnica é conhecida como: Opinião especializada.
QUESTÃO CERTA: De acordo com o PMBOK, a opinião especializada de um administrador de outra organização deve ser considerada como uma ferramenta para a estimativa de custos.
QUESTÃO ERRADA: Opinião especializada, auditorias de aquisições, acordos negociados e sistema de gerenciamento de registros são recursos e técnicas empregados no processo encerrar as aquisições.
Opinião especializada é uma técnica de estimativa de custos.
QUESTÃO CERTA: Os custos da qualidade do trabalho devem ser incorridos ao longo de todo o ciclo de vida da entrega e os custos da qualidade pós-projeto podem ser incorridos como resultado das devoluções dos produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall.
QUESTÃO ERRADA: A estimativa bottom-up permite estimar cada atividade ou item de trabalho separadamente para depois reuni-las ou agregá-las em uma estimativa total de custo do projeto. É uma alternativa adequada para fazer uma estimativa dos custos do projeto na fase de Iniciação.
Estimativa “bottom-up” é um método de estimativa da duração ou custo do projeto pela agregação das estimativas dos componentes de nível mais baixo da estrutura analítica do projeto (EAP). Quando uma atividade não pode ser estimada com um grau razoável de confiança, o trabalho dentro da atividade é decomposto em mais detalhes. As necessidades do recurso são estimadas. Essas estimativas são então agregadas numa quantidade total para cada um dos recursos da atividade. As atividades podem ou não ter dependências entre si que podem afetar a aplicação e o uso dos recursos. Se existirem dependências, este padrão de utilização de recursos é refletido e documentado nos requisitos estimados da atividade.
Ou seja, a abordagem “bottom-up” deve ser utilizada quando já tiver mais informações com relação aos detalhes do projeto.