Fases da Utilização do Conceito de Competências

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Última Atualização 22 de fevereiro de 2022

Primeira fase – Competência como base para seleção e desenvolvimento de pessoas

Nesta fase o uso do conceito está centrado na concepção de McClelland (1973) e Boyatzis (1982), elaborada a partir da observação das competências diferenciadoras que conduziram pessoas ao sucesso profissional.

Segunda fase – Competência diferenciada por nível de complexidade

Ao incorporarem os conceitos de competência, as empresas foram naturalmente criando escalas de diferenciação por níveis de complexidade. Normalmente, essas escalas de complexidade se apresentavam como diferentes níveis de entrega da competência (BOULTER, 1992).

Terceira fase – Competência como conceito integrador da gestão de pessoas e desta com os objetivos estratégicos da empresa 

O conceito de competência organizacional estimula a discussão sobre como compatibilizar as competências organizacionais e individuais. Dessa forma, as competências humanas não mais derivariam das trajetórias de sucesso de pessoas dentro da empresa, e sim dos objetivos estratégicos e das competências organizacionais.

Quarta fase – Apropriação pelas pessoas dos conceitos de competência

No Brasil, temos verificado que as empresas que conseguiram grandes avanços na gestão de pessoas trabalharam em duas frentes de forma simultânea: de um lado, aprimoraram seus sistemas de gestão de pessoas, de outro, estimularam as pessoas a construírem seus projetos de carreira e desenvolvimento profissional.

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FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Segundo Dutra (2013), pode-se identificar quatro amplas fases da utilização do conceito de competências. Tais fases alinham-se em função da abrangência e do impacto na gestão de pessoas. Considera-se a última fase da aplicação do conceito de competência a apropriação pelas pessoas dos conceitos de competência.

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO CERTA: Na perspectiva da gestão por competências, as competências individuais devem ser definidas em observância aos diferentes níveis de funções ocupadas, e o desenvolvimento ou aprimoramento dessas competências possibilita que o empregado assuma atribuições mais complexas.