Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: A aplicação do sistema de valor econômico adicionado mede o desempenho em termos de lucros depois de impostos, menos o custo do capital investido em ativos tangíveis.
Valor econômico adicionado ou simplesmente valor adicionado ou, ainda, valor agregado é uma noção que permite medir o valor criado por um agente econômico. É o valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo.
Em uma empresa, o valor adicionado é a contribuição adicional de um recurso, atividade ou processo para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço.
Em termos macroeconômicos, é o valor dos bens produzidos por uma economia, depois de deduzidos os custos dos insumos adquiridos de terceiros (matérias-primas, serviços, bens intermediários), utilizados na produção.
Do Inglês, EVA : Economic Value Added.
A fórmula para o cálculo do EVA é composto por: Lucro Operacional após o Imposto de Renda e Custo de Capital, desta forma:
EVA= Lucro Operacional após o Imposto de Renda – (Capital Investido x Custo de Oportunidade)
Principais objetivos:
Possibilita a avaliação das decisões tomadas pelos gestores da empresa bem como a projeção de cenários futuros;
Possibilita o conhecimento das causas da criação/destruição de valor e permite indicar as alternativas que podem reverter a situação;
Concentra os esforços de toda a empresa para incrementar operacionalmente os negócios e aumentar a riqueza dos sócios/investidores no longo prazo;
Torna transparente aos gestores o objetivo mínimo de remuneração aos sócios e acionistas;
Pela sua simplicidade, permite a gestores não financeiros o entendimento do método, o qual permite seu acompanhamento e a aplicabilidade na busca dos resultados traçados.