Etapas da Melhoria de Processos

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Última Atualização 31 de dezembro de 2021

RESUMO DO MAMP (manual da análise da melhoria de processos)

1ªETAPAmapeamento do processo

OBJETIVO: determinar a sequência de atividades do processo

COMO FAZER: formulário específico (anexo A); brainstorming; brainwriting.

2ªETAPA: elaboração do fluxograma

OBJETIVO: representar graficamente o processo

COMO FAZER: formulário específico (anexo B)

3ªETAPA: monitoramento do processo

OBJETIVO: estabelecer forma proativa de acompanhamento do processo

COMO FAZER: formulário específico (anexo C)

4ªETAPA: identificando problemas

OBJETIVO: analisar o processo e identificar falhas na operação

COMO FAZER: brainstorming; brainwriting

5ªETAPA: priorizando problemas

OBJETIVO: selecionar os problemas mais relevantes

COMO FAZER: matriz GUT; diagrama de Pareto; folha de verificação

6ªETAPA: identificando as causas dos problemas

OBJETIVO: determinar os pontos a serem enfrentados

COMO FAZER: diagrama de Ishikawa; análise dos 5 Por Quês adicionalmente; brainstorming; brainwriting.

7ªETAPA: priorizando as causas dos problemas

OBJETIVO: selecionaras causas mais relevantes

COMO FAZER: matriz GUT; diagrama de Pareto; folha de verificação

8ªETAPA: identificando alternativas de solução

OBJETIVO: elaborar planos de ação com as soluções encontradas.

COMO FAZER: plano de ação; programa de atividades adicionalmente; brainstorming; brawriting;matriz GUT

9ª ETAPAnormatização do processo

OBJETIVO: elaborar procedimento operacional padrão

COMO FAZER: redação do texto do POP

QUESTÃO CERTA: A normatização é considerada a última etapa da melhoria de processos em que são elaboradas as normas e fluxos bem como documentação de apoio que proporcionarão a operacionalidade dos processos.

Apenas gostaria de fazer um adendo. O processo em si é cíclico, o que significa que não possui um fim (a ideia é buscar a qualidade eternamente). Dessa forma, em que pese tacharmos a normatização como último procedimento a ser realizado, pois ao término de uma ação registramos “no papel” como o executor de uma tarefa deverá desempenhá-la de modo a minimizar a ocorrência de desvios – tomando por base a execução a qual acabamos de promover (lição aprendida), cabe pontuar que ela também poderá ser vista como parte do processo de planejamento, o que, via de consequência, a colocaria como primeira etapa. Assim, não obstante tenhamos a tendência de olhar para ela como última coisa a ser feita, o ciclo da gestão de qualidade é infindável.

QUESTÃO ERRADA: A normatização é considerada como a primeira etapa da melhoria de processos. Nessa fase, elaboram‐se as normas e os fluxos, bem como a documentação de apoio. A definição das normas, a descrição da rotina e a elaboração dos fluxos e demais documentos de apoio propiciarão a operacionalidade do processo.

QUESTÃO CERTA: Os passos para implementação da melhoria de processos são os seguintes: identificar necessidades, mapear e modificar o processo atual e buscar alternativas em organizações de sucesso.

QUESTÃO CERTA: Um importante desafio para as instituições de saúde é incorporar os conceitos e as metodologias de gestão de processos em suas práticas, seus planejamentos e sua governança. De maneira geral, essas metodologias são compostas de cinco fases a seguir: Definição do problema; mensuração de aspectos-chave; análise dos dados e mapeamento para a identificação dos defeitos e das oportunidades de melhoria; melhoria e otimização do processo; controle do futuro estado de processo.

QUESTÃO CERTA: Na fase da normatização da melhoria dos processos, são elaboradas as normas, os fluxos e a documentação de apoio, de modo a propiciar a operacionalidade dos processos.

A normatização é considerad a a última etapa da melhoria de processos. Nesta fase, elaboram-se as normas e fluxos bem como a documentação de apoio. A definição das normas, a descrição da rotina e a elaboração dos fluxos e demais documentos de apoio, propiciarão a operacionalidade do processo.

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QUESTÃO CERTA: A normatização é considerada a última etapa da melhoria de processos em que são elaboradas as normas e fluxos bem como documentação de apoio que proporcionarão a operacionalidade dos processos.

QUESTÃO CERTA: No que diz respeito à gestão de processos, especialmente ao mapeamento de processos para criar uma cultura de eficiência e eficácia operacional que promova ganhos de desempenho e resultados, assinale a opção correta: Colher informações, realizar cálculos, verificar probabilidades e analisar dados são relevantes para o estabelecimento de estratégias de melhoria de processos.

QUESTÃO ERRADA: A previsão do quantum de recursos que serão utilizados na melhoria dos processos organizacionais é feita paralelamente à identificação das necessidades e ao levantamento dos processos existentes, para que haja convergência na metodologia de intervenção.

Negativo. Primeiro é feito a identificação das necessidades e levantamento dos processos existentes para depois prevê a quantidade de recursos que serão utilizados.

Planejamento: Nesta etapa são definidos quais são os processos mais importantes para a estratégia da organização, e levantados seus pontos fracos, ou seja, verificação de falha nos processos que causam danos à organização. É realizada a definição dos planos de ação para implantação e uma hierarquização dos processos que necessitam uma ação imediata (BALDAM et al., 2009). 

Modelagem e otimização de processos: A modelagem de processos é a fase mais visível do BPM. Esta fase engloba atividades que permitem obter informações sobre o processo atual (As Is) e sobre o modelo de processo futuro (To Be ). Para isso, é necessário compreender e documentar os processos e coletar informações como custo, recursos e tempo necessários para a sua realização (BALDAMet al., 2009).

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta a etapa de melhoria de processos na qual a organização deve fazer levantamento de seus processos de ponta a ponta, perguntando-se frequentemente por que esses processos existem, para quem esses processos entregam valor e quais produtos e (ou) serviços são entregues nesses processos: identificação de processos.