Estruturas do mercado de bens e fatores

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Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A teoria econômica define as estruturas de mercado de acordo com o grau de homogeneidade dos bens comercializados, o número de compradores e vendedores e sua influência sobre a quantidade transacionada de bens e serviços e os seus preços, e a presença de barreiras à entrada e saída etc. Nesse sentido, considere: 

I. os bens ofertados para a venda são homogêneos entre si. [Concorrência perfeita]

II. Um único comprador influencia o preço de mercado e a quantidade demandada do bem ou serviço. [Monopsônio – estrutura do fator de produção]

III. Um pequeno grupo dominante de vendedores determina a quantidade a ser ofertada no mercado. [Oligopólio]

IV. Numerosos vendedores competem nesse mercado e buscam auferir provisoriamente lucros de monopólio por meio de diferenciações em relação a seus concorrentes, os quais conseguem copiar tais inovações com baixo custo após um curto período.  [Concorrência monopolista]

V. informações sobre as condições de mercado são completas e perfeitas.  [Concorrência perfeita]

É correto afirmar, em relação aos itens acima, que I e V exprimem traços da concorrência perfeita;

IV descreve adequadamente a concorrência monopolística.

Solução:

I – Concorrência perfeita

II -Monopsônio 

III – Oligopólio

IV – Concorrência monopolística

V – Concorrência perfeita

QUESTÃO ERRADA: Transmissões dos jogos de futebol do campeonato nacional realizadas por uma única emissora de televisão constituem mercado do tipo oligopólio.

JUSTIFICATIVA – ERRADO. O mercado em questão é do tipo monopólio, pois temos apenas um único produtor.

Oligopólio – poucos ofertantes

Monopólio – um único ofertante

Oligopólio pode ser definido quando um número relativamente pequeno de empresas produtoras, de tal modo que as atividades de cada uma delas repercutem nas demais e provoca reações antecipadas e postecipadas nestas; pode ser puro ou diferenciado; cada empresa é beneficiada pela existência de economias de escala, a qual exige considerável volume de investimento, que, por sua vez, é um fator de dificuldade de entrada, de acordo com a teoria do Equilíbrio de Nash, dessa forma cada empresa está fazendo o melhor que pode em função daquilo que os concorrentes estão fazendo.

QUESTÃO CERTA: Considere um mercado em que só há duas empresas ofertando determinado bem e não há possibilidade de acordo para cooperação entre essas empresas. Nessa situação, somente haverá equilíbrio de Nash quando cada empresa cobrar o menor preço possível.

QUESTÃO ERRADA: A forma de mercado denominada de monopsônio é caracterizada pela existência de poucas empresas compradoras, que determinam seus preços e dificultam a entrada de novos compradores no mercado. Um exemplo dessa estrutura de mercado é a relação entre as poucas fábricas de cigarros e a compra de fumo em certas regiões do Brasil.

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Esse é o conceito de OLIGOPSÔNIO, e não de monopsônio.

O monopsônio é a antítese do monopólio. Neste, há apenas um vendedor, enquanto, no monopsônio, existe apenas um comprador. É o caso, por exemplo, de regiões em que há várias fazendas de gado e apenas um frigorífico. Naturalmente, este frigorífico será o único comprador (monopsonista) da carne das fazendas.

QUESTÃO ERRADA: Um equilíbrio de Nash consiste em um par de estratégias dominantes.

QUESTÃO CERTA: O monopsônio é caracterizado pelo mercado comprador quando há apenas uma empresa compradora de certo bem ou serviço, que define o preço.

Monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. O termo foi introduzido por Joan Robinson.

Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta.

Esta condição também pode ser encontrada em mercados com mais de um comprador. Nesse caso, chamamos o mercado de oligopsônio.

Em microeconomia, monopsonistas e oligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam a falhas de mercado, devido à restrição de quantidade adquirida, que é uma situação pior do que o ótimo de Pareto que existiria em competição perfeita.

Tradicionalmente, a microeconomia assumia que tal problema era pouco relevante, ignorando-o então em seus modelos. Porém, uma exceção importante foi observada no século XIX. Nesta época, havia muitas pequenas cidades com centros de mineração, onde havia apenas um empregador (comprador de força de trabalho, ou seja, a mineradora) para quase toda a população (vendedor). Cada vez mais exemplos são encontrados hoje em dia, principalmente no mercado de trabalho.