Estrutura Organizacional – O Que É a Estrutura Funcional?

0
3554

Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Na organização funcional, a autoridade centraliza as decisões aos postos mais altos da hierarquia.

A estrutura funcional, na realidade, é baseada na Especialização, onde há Descentralização das Decisões.

A organização FUNCIONAL aplica o princípio da ESPECIALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES, separando, distinguindo e especializando. Nela, a autoridade é dividida com base na especialização, não há nenhum superior com autoridade total sobre os subordinados e as decisões são descentralizadas, pois não é a hierarquia, mas a especialização que promove as decisões.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Considere o organograma abaixo.

Ele se refere a uma estrutura de tipo: funcional: ênfase na especialização.

Quadrix (2018):

QUESTÃO ERRADA: As organizações funcionais têm como desvantagem a possibilidade de tornar o chefe um generalista que não pode se especializar em nada.

Quadrix (2019):

QUESTÃO CERTA: Na organização funcional, a autoridade é baseada na especialização.

FCC (2018):

QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada organização apresente características de uma estrutura funcional, o que significa, entre outros aspectos, que: utiliza a função como critério para dividir áreas e responsabilidades, porém apura resultados dentro de sistema contábil único para o conjunto da empresa.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: A estrutura funcional é fundamentada na técnica de supervisão direta e especialização do trabalho.

Supervisão direta porque o staff está próximo para exercer o controle de assessoramento e de comando funcional.

Especialização do trabalho, porque a autoridade será dividida de acordo com a especialização; tantos chefes quanto especialistas.

AOCP (2014):

QUESTÃO CERTA: A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio da especialização das funções.

FCC (2018):

QUESTÃO CERTA: Entre os diferentes tipos de estrutura organizacional pode-se citar a estrutura funcional, que possui como característica a departamentalização segundo as funções de produção, comercialização, finanças e administração.

Não confundir ESTRUTURA FUNCIONAL X DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL:

DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL -> Cadeia única de comando; organização dividida por especialização (departamento de produção, departamento de vendas, etc.); ideal para empresas com atividades rotineiras, em ambiente estável.

ESTRUTURA FUNCIONAL -> Especialização de funções; autoridade relativa e dividida de acordo com a especialização de funções (surgimento das autoridades de staff). Conflitos entre autoridade de linha x staff. É importante salientar que não houve uma descentralização de autoridade, mas apenas uma divisão de acordo com assuntos que a autoridade de linha não dominava. As linhas de staff, por fazerem papel de assessoria especializada, vieram suprir o problema do “chefe generalista”, observado por Fayol, em que a cadeia única de comando era sobrecarregada com problemáticas que envolviam uma série de variáveis.

FCC (2010):

QUESTÃO CERTA: Em uma estrutura funcional: o grau de inovação é baixo e há uma visão restrita das metas organizacionais.

Departamentalização Funcional

Vantagens – Junta especialistas em um só departamento melhorando a interação e o treinamento, é indicado p/ ambientes estáveis;

Desvantagens – Cria barreiras entre outros departamentos e há dificuldade de adaptação a mudanças.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: Em uma organização que conte com uma servidora que seja analista em C&T júnior na área de planejamento estratégico e um servidor que seja tecnologista júnior na área de serviço social, essas diferenciações de cargos e de atividades exercidas configuram a existência da especialização por parte da organização.

Especialização

Consequência da divisão do trabalho: cada unidade ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

A especialização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal.

horizontal representa a tendência de criar departamentos especializados no mesmo nível hierárquico, cada qual com suas funções e tarefas. Ex.: gerência de Marketing, gerência de Produção, gerência de Recursos Humanos, etc.

vertical caracteriza-se pelos níveis hierárquicos (chefia), pois, na medida em que ocorre a especialização horizontal do trabalho, é necessário coordenar essas diferentes atividades e funções. Ex.: Presidência, Diretoria-Geral, Gerências, Coordenadorias, Seções, etc.

Advertisement

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Julgue o item que se segue, a respeito da estrutura organizacional e da análise administrativa nas organizações. A reorganização estrutural-funcional leva as organizações à implantação de novas técnicas gerenciais e operacionais, sobretudo no melhoramento da ocupação dos espaços de trabalho das pessoas.

A estrutura funcional é inflexível a mudanças, ela dificulta a adaptação ao ambiente. De tal forma que não é adequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

FGV (2019):

QUESTÃO CERTA: Sabe-se que a empresa C3PO, fabricante de naves espaciais, divide suas operações de acordo com a semelhança de atividades. Dessa forma, existe na C3PO os departamentos de produção, finanças, marketing e recursos humanos. Em relação ao tipo de modelo de departamentalização utilizado pela C3PO, assinale a afirmativa correta: Tem como vantagem a melhor utilização das habilidades técnicas das pessoas.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: Na organização do tipo funcional, a estrutura é linear e há separação entre planejamento, controle e execução.

Característica da organização funcional:

Autoridade funcional ou dividida. Na organização funcional existe a autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. É uma autoridade do conhecimento. Nada tem de linear, hierárquica ou de comando. Cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente, porém reporta-se a cada um deles somente nos assuntos da especialidade de cada um.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CORRETA: Uma das principais desvantagens da departamentalização funcional é a redução da cooperação interdepartamental.

QUADRIX (2019):

QUESTÃO CERTA: A departamentalização funcional possui a desvantagem de reduzir a cooperação interdepartamental em uma organização.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA:  figura abaixo representa a departamentalização da empresa XYZ.

Entre as vantagens do tipo de departamentalização adotada pela empresa XYZ, está: permitir boa coordenação intradepartamental, pelo compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

A estrutura da questão é a funcional, e uma vantagem dessa estrutura é justamente uma boa comunicação e desempenho intradepartamental (dentro do departamento), por serem todos especialistas de um mesmo assunto o entendimento geralmente é bem melhor e essa mesma estrutura não tem uma boa comunicação e desempenho interdepartamental (entre os departamentos) justamente por se tratarem de especialistas em assuntos diferentes.