Estrutura Orgânica e Mecanicista

0
1790

Última Atualização 20 de janeiro de 2022

MODELOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

 –  DESENHO MECANICISTA: (linear)

Forma burocrática, ou seja, estável, duradoura, especializada; autoridade centralizada; regras e procedimentos padronizados, ou seja, formalizadadivisão de trabalho; amplitude de trabalho estreita e meios formais de coordenação.

 –  DESENHO ORGÂNICO: (simples)

Adhocráticos, ou seja, equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares; adaptativos; mais horizontais; autoridade descentralizada; poucas regras e procedimentospouca divisão de trabalho; amblitudes administrativas maiores e mais pessoas coordenando.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO CERTA:  A abordagem mecanicista no projeto de cargos procura identificar cada tarefa em um cargo, de modo que as tarefas possam ser dispostas para minimizarem tempo e esforço dos trabalhadores.

QUESTÃO CERTA: Há dois tipos básicos que norteiam a escolha de um desenho organizacional. Todos os desenhos estão em um ou em outro tipo. Um é o modelo mecanicista, o outro é o modelo orgânico. Assinale a alternativa que contém características do modelo orgânico: A estrutura é horizontal e achatada.

QUESTÃO ERRADA: A definição do tipo de estrutura organizacional é dependente do tipo de tecnologia empregada na organização, portanto, para o modelo de produção por processo, a estrutura organizacional mais adequada é a orgânica.

A definição do tipo de estrutura organizacional é dependente do tipo de tecnologia empregada na organização (CERTO)

A estrutura organizacional é influenciada por: tecnologia; estratégia; ambiente; pessoas.
Para o modelo de produção por processo, a estrutura organizacional mais adequada é a orgânica (ERRADO)

O modelo (departamentalização/estrutura organizacional) por processo  é indicado para ambientes estáveis (pouca inovação; pouca adaptabilidade a mudança; atividades rotineiras).

Não confundir com gestão de processos!!!  = requer estrutura orgânica com visão sistêmica.

QUESTÃO CERTA: De acordo com o enfoque situacional, tanto no modelo mecanicista quanto no modelo orgânico, as principais variáveis condicionantes da estrutura organizacional são a estratégia, o ambiente, a tecnologia e o fator humano.

Maximiano (2008, p. 166), apresenta a teoria situacional para explicar a necessidade das corporações de serem capazes de se adaptarem aos ambientes que lhes apresentam. Para o autor, a teoria situacional explica como os modelos de organização se adaptam a deferentes situações ou circunstâncias. De acordo com o enfoque situacional, tantos os modelos mecanicistas quanto o orgânico, bem como as diferentes estruturas organizacionais, ajustam-se a determinadas situações. Para definição de tais situações nas corporações devem-se avaliar os critérios de tecnologia, estratégias, recursos humanos e ambiente em que se insere a organização.

QUESTÃO CERTA: Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja: adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração entre os participantes. A adaptabilidade é a capacidade de: resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.

QUESTÃO ERRADA: Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue o próximo item. Equipes multifuncionais, livre fluxo de informações, cadeias claras de comando, amplitudes de controle abrangentes e elevada especialização são características típicas dos modelos orgânicos de estrutura organizacional.

Se as equipes são multifuncionais, como pode haver elevada especialização ao mesmo tempo?

Se é orgânico, é fluido. Se é fluido, não pode ter cadeias de comando bem definidas.

Dentre todas as características citadas, cadeias claras de comando, e elevada especialização não pertencem ao modelo orgânico e sim ao modelo mecanicista.

Eu consigo associar isso lembrando que o modelo orgânico, ao contrário do mecanicista, é mais flexível (orgânico = organismo vivo, sempre em mutação) portanto, no modelo orgânico não tem essa de especialização elevada (cada um é bom só naquilo). Essa palavra “flexível”, que é característica do modelo orgânico, não combina muito com palavras que associam a algo fixo, bem definido (no caso aqui, cadeias claras de comando).

Advertisement

Através dessa característica (a de ser flexível) eu ainda consigo chegar a outras características do modelo orgânico, como por exemplo, a de ser ideal para ambientes mais instáveis e que por não haver uma chefia muito definida, não existe elevados níveis de hierarquia, por isso, a comunicação é mais horizontal e por aí vai…

QUESTÃO CERTA: Alguns autores entendem que há duas formas possíveis de se estruturar uma organização. A forma mecânica, apropriada para ambientes estáveis, e a forma orgânica, apropriada para ambientes em constante mutação. Assinale a alternativa que contém corretamente uma das características de uma estrutura orgânica: as comunicações entre as pessoas são de natureza lateral, e seu conteúdo é a base de informações e orientações

QUESTÃO ERRADA: Uma organização pode adotar estrutura organizacional mecanicista ou orgânica; esta última é mais utilizada em ambientes estáveis, com bastante segurança, previsibilidade para tomada de decisão, onde se desenvolvem atividades rotineiras e burocráticas.

Modelo Mecanicista:

– Alta especialização

– Departamentalização rígida

– Cadeia de comando clara

– Amplitude de controle limitada

– Centralização

– Alta formalização

Modelo Orgânico:

– Equipes multifuncionais

– Equipes multi-hierárquicas

– Livre fluxo de informações

– Amplitude de controle abrangente

– Descentralização

– Baixa formalização

QUESTÃO ERRADA: O design organizacional denominado Adhocracia pode ser considerado a negação da estrutura, pois evita usar todos os instrumentos formais de estruturação e minimiza a dependência de especialistas de assessoria, que são contratados quando necessário e não ficam permanentemente a disposição da organização.

ERRADO. Não é uma negação da estrutura, mas sim uma estrutura flexível e mutável.

A adhocracia está relacionada a uma estrutura orgânica, ou seja: a estrutura possui equipes de trabalho autônomas, temporárias, e multidisciplinares e, além disso, é adaptativa. Trata-se de uma estrutura mais simples e moderna. Esta estrutura orgânica quebra a internalização das normas.

Adhocracia é um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo.

Em outras palavras, Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida departamentalização.