QUESTÃO ERRADA: Na teoria econômica ortodoxa, a estrutura de mercado refere-se aos costumes, políticas, métodos de gestão e padrões de concorrência.
Segundo a teoria econômica ortodoxa, há dois tipos de determinantes da atuação da firma no mercado. São eles, a estrutura de mercado e a conduta de mercado. A primeira influencia de maneira decisiva a atividade da empresa e seus resultados. A segunda refere-se aos costumes, políticas, métodos de gerenciamento, padrões de concorrência, estratégias, entre outros, dos quais a empresa se vale para fazer frente à concorrência.
Economia ortodoxa é uma expressão que se refere às várias escolas de pensamento econômico predominantemente ensinadas nas universidades mais conceituadas e é usada para distinguir certas abordagens e escolas de pensamento na economia das escolas e abordagens heterodoxas, como a escola austríaca, a economia feminista e marxiana. Economistas ortodoxos, de maneira geral, não se identificam como membros de nenhuma escola em particular, podendo, no entanto, ser associados a abordagens específicas dentro de um campo como a abordagem das expectativas racionais à macroeconomia. Não consta nem em conceito de economia ortodoxa e nem heterodoxa o estudo aprofundado de “costumes” de uma organização. Portanto a questão está errada.
QUESTÃO CERTA: O termo estrutura de mercado evoca três sentidos: características aparentes do mercado, modelo estrutura- conduta-desempenho e aspectos que conferem dinamicidade à estrutura de mercado.