Estrutura Analítica de Riscos

0
538

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Denomina-se estrutura analítica dos riscos (EAR) o documento no qual são descritas de forma hierárquica as diversas categorias dos riscos identificados, levando-se em conta as fontes ou as origens dos riscos, como recursos humanos, tecnologia, materiais e equipamentos, gerenciamento, e suas subdivisões.

QUESTÃO ERRADA: Qualquer estrutura analítica de riscos deve incluir sempre os riscos técnicos, externos, organizacionais e de gerenciamento.

Errado: “A estrutura analítica dos riscos (EAR) é uma representação, organizada hierarquicamente, dos riscos identificados do projeto, ordenados por categoria e subcategoria de risco, que identifica as diversas áreas e causas de riscos potenciais.” …”

Tipos diferentes de projetos e de organizações requerem diferentes EARs.

QUESTÃO ERRADA: A estrutura analítica dos riscos (EAR) auxilia o planejamento do gerenciamento dos riscos do projeto e, para que possa ser implantada, deve considerar somente os componentes principais do plano de gerenciamento do projeto, sem englobar os planos auxiliares.

Advertisement

Uma forma comum para estruturar categorias dos riscos é usar a estrutura analítica dos riscos (EAR), uma representação hierárquica de possíveis fontes de riscos. Uma EAR ajuda a equipe do projeto a considerar toda a gama de fontes das quais podem surgir cada risco do projeto. Isso pode ser útil para identificar os riscos ou para categorizá-los. A organização pode ter uma EAR genérica, utilizada em todos os projetos ou pode haver várias estruturas EAR para diferentes tipos de projetos ou o projeto pode criar uma EAR personalizada.