Estratégias para Lidar Com Ameaças

0
689

Última Atualização 27 de janeiro de 2021

De acordo com PMBOK 6, CINCO estratégias alternativas podem ser consideradas para lidar com ameaças:

Escalar. A escalação é apropriada quando a equipe do projeto ou o seu patrocinador concorda que uma ameaça está fora do escopo do projeto ou que a resposta proposta exceda a autoridade do gerente do projeto. 

Prevenir. A prevenção de riscos ocorre quando a equipe do projeto atua para eliminar a ameaça ou proteger o projeto de seu impacto.

Transferir. A transferência envolve passar a responsabilidade de uma ameaça a terceiros para gerenciar o risco e suportar o impacto, caso a ameaça ocorra.

Mitigar. Na mitigação de riscos a ação é realizada para reduzir a probabilidade de ocorrência e/ou o impacto de uma ameaça. A ação de mitigação antecipada é quase sempre mais efetiva do que tentar reparar o dano depois que a ameaça ocorreu.

Aceitar. A aceitação de risco reconhece a existência de uma ameaça, mas nenhuma ação proativa é tomada.

QUESTÃO CERTA: Situação hipotética: A equipe de gerenciamento de um projeto de melhoria das condições de vida de comunidades próximas a um aterro sanitário identificou risco de boicote e de sabotagem por parte de uma das comunidades a ser contemplada com o projeto. Em razão disso, essa equipe decidiu alterar o escopo do projeto, deixando de contemplar a comunidade que se encontrava resistente ao projeto. Assertiva: Nesse caso, a equipe do projeto decidiu prevenir

Advertisement
o risco como estratégia de resposta ao risco.

QUESTÃO ERRADA: Dentre as estratégias para lidar com as ameaças dos riscos, há a aceitação, que consiste em ações para reduzir a probabilidade de ocorrência ou o impacto de uma ameaça.

Errado, essa é a estratégia de mitigação.

QUESTÃO ERRADA: A gestão de riscos foca especificamente no mapeamento e na definição de projetos de mitigação para evitar problemas que possam surgir ao longo da elaboração das partes do projeto.

ERRADO! Existem várias estratégias que podem ser usadas na gestão de riscos! Uma delas é a mitigação. É importante citar que é fundamental saber que os riscos nem sempre são negativos. Caso sejam negativas, as principais estratégias são a mitigar, evitar, aceitar e transferir. Caso contrário (positivos), as principais estratégias são aceitar, melhorar, compartilhar e explorar.