Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: Em relação ao sistema de contas nacionais e à atual metodologia de balanço de pagamentos, julgue os itens a seguir, considerando que PIB, sempre que usado, refere-se a produto interno bruto. Os estoques acumulados no ano de 2012 devem ser contabilizados como investimento em 2012 e contribuirão para o PIB do ano em que forem comercializados.
Os estoques acumulados pertencem ao ano em que foram produzidos para o cálculo do PIB.
Os estoques acumulados no ano de 2012 devem ser contabilizados como investimento em
2012 e contribuirão para o PIB do ano em que forem comercializados. (O erro da questão)
O valor do PIB, em uma economia aberta e com governo (a 4 setores) é medido por meio da seguinte identidade macroeconômica:
Y = C + I + G + (X – M), ou seja:
Produto = Consumo + Investimento + G Governo + Import – Export
Sabemos que os Investimentos – I, por sua vez
I – = FBKF + VARIAÇÃO DOS ESTOQUES
Hum.. a variação dos estoques integra o valor dos investimentos!
Sim!
Nessa toada, podemos concluir que os estoques acumulados no ano de 2012 devem ser contabilizados como investimento em 2012 e contribuirão para o PIB do ano de 2012!
QUESTÃO ERRADA: Caso um bem tenha sido produzido em 2011 e vendido apenas em 2012, ele contribuirá para o produto interno bruto de 2012.
Destrinchando a fórmula do PIB: PIB=C+I+G+X-M (considerando economia aberta e com governo).
I= Formação bruta de capital fixo + variação de estoques.
Essa variação de estoques é justamente o produzido e não vendido, então, entra no PIB do ano produzido.
Complementando… em 2012, embora a venda do produto gere um aumento de C, ela também gera um Delta e (variação de estoque) negativo gerando um saldo zero ao PIB.
QUESTÃO ERRADA: Considere que um bem produzido em 2011 tenha sido vendido em 2012. Nesse caso, é correto afirmar que esse bem contribui para o PIB de 2012, mas não para o PIB de 2011
QUESTÃO ERRADA: Nas contas nacionais, o acúmulo de estoques indesejados é contabilizado como consumo das famílias.
Incorreta: Estoque é contabilizado como Investimento.
QUESTÃO ERRADA: Sob a ótica das contas nacionais, a compra de uma casa ou de um carro é tratada como investimento, pois tais bens fornecem serviços por um longo tempo.
CASA (imóvel) = INVESTIMENTO = ENTRA EM FBKF (formação bruta de capital fixo)
CARRO, Não. Em Economia, investimento é o acréscimo do estoque físico de capital (e o capital é o conjunto de bens de que dispõem as empresas para produzir). Ou seja, a compra de uma casa ou de um carro não é considerado investimento por não haver aumento de produção na economia.
QUESTÃO CERTA: O acúmulo de estoques indesejados por parte das empresas implica o aumento do investimento agregado.
I = FBKF + Variação do Estoque
“O acúmulo de estoques” se refere a uma variação positiva nos estoques. Como o investimento agregado é dado pela soma da Formação Bruta de Capital Fixo – FBKF (i. e., bens que servem para produzir outros bens) com a variação dos estoques, temos que se houver um acúmulo de estoques, mantendo o FBKF constante, haverá um aumento no Investimento Agregado.
QUESTÃO CERTA: Quando a economia registra acúmulo indesejado de estoque, evidencia-se elevação do investimento nas contas nacionais.
I= FBKf + variação estoques. Então, se aumenta o estoque, aumenta o investimento.