Tipos De Conflitos (Estilos e Comportamento)

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Última Atualização 16 de julho de 2021

Estilos de Conflitos

– Competição (assertiva, não cooperativo) – Consiste em um movimento de suplantar a outra parte, promovendo os próprios interesses.

– Acomodação (não-assertiva, cooperativo) – Representa uma atitude de, em detrimento de seus próprios interesse, permitir á outra parte a satisfação de seus interesses.

– Abstenção (não assertiva, não cooperativo) – Implica na busca da neutralidade, ignorando o conflito ou fugindo de uma atuação efetiva em busca da sua solução

– Colaboração (assertivo, cooperativo) – Representa uma ação das partes em conflito em direção a uma solução que, considerando as diferenças, atenda a todos. É o processo de barganha/negociação, que, nos mundos dos negócios, é chamado de “ganha-ganha

– Transigência – Denota um movimento, “mediante a troca e o sacrifício”, de busca a satisfação parcial das necessidades das partes envolvidas e a solução apenas aceitável.

QUESTÃO CERTA: Leia o trecho a seguir. “Em troca do compromisso de desnuclearização, os EUA se comprometeram a interromper os exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul, exercícios que desagradaram o líder norte-coreano durante as negociações para a cúpula desta terça e quase fizeram ruir o encontro.” Folha de São Paulo, junho de 2018. Considerando a metodologia de gestão de conflitos proposta por Kenneth Thomas, verifica-se na situação uma postura de: colaboração.

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QUESTÃO CERTA: Em uma situação de conflito no trabalho, há pessoas que atuam de modo a satisfazer seus próprios interesses, sem considerar os interesses das demais pessoas envolvidas no conflito. Essa situação caracteriza um estilo comportamental: competitivo.

Estilo competitivo: reflete a assertividade para impor o seu próprio interesse e é utilizado quando uma ação pronta e decisiva deve ser rapidamente imposta com ações importantes ou impopulares, durante as quais a urgência ou a emergência se torna necessária ou indispensável. O negócio é ganhar.

QUESTÃO CERTA: Se um integrante da organização, em um contexto de conflito em grupo, busca satisfazer seus próprios interesses, sem avaliar ou se preocupar com os impactos sobre outros componentes, a decisão tomada por esse integrante possui uma intenção competitiva.