Elasticidade preço cruzada demanda

0
256

Última Atualização 15 de junho de 2023

“Elasticidade-preço cruzada da demanda é uma medida do quanto a quantidade demandada de um bem responde a uma variação no preço de outro bem, calculada como a variação percentual da quantidade demandada do primeiro bem dividida pela variação percentual do preço do segundo bem.”

Fonte: https://www.bussoladoinvestidor.com.br/abc_do_investidor/elasticidade-preco-cruzada-da-demanda/#:~:text=Elasticidade%2Dpre%C3%A7o%20cruzada%20da%20demanda%20%C3%A9%20uma%20medida%20do%20quanto,do%20pre%C3%A7o%20do%20segundo%20bem.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: Um mercado relevante do ponto de vista da necessidade de imposição tarifária por parte do órgão regulador é aquele com alta e positiva elasticidade-preço cruzada da demanda.

Um mercado com elasticidade preço cruzada positiva indica a existência de bens substitutos (ou concorrentes). Se esta elasticidade preço cruzada é elevada temos, ainda, uma alta razão de substituição entre os bens em análise. Em outras palavras, uma elasticidade preço cruzada positiva e com valor elevado indica que a concorrência no mercado é bastante alta.

Mercados com esta característica geralmente não são relevantes para a regulação, uma vez que esta faz mais sentido quando ocorre justamente o contrário (falta de concorrência

Advertisement
).

Existem 02 formas:

+ inelástica for a demanda – maior será a proporção do imposto repassado ao consumidor (Mercado com poucas empresas).

– Inelástica for a demanda – menor será a proporção do imposto repassado ao consumidor (Mercado com bastante empresas).

ESAF (2003):

QUESTÃO ERRADA: Dois bens são complementares se a elasticidade-preço cruzada da demanda é positiva.