FGV (2017):
QUESTÃO CERTA: As opções e decisões para elaboração do orçamento público podem ser classificadas, segundo o processo decisório, em processo descendente, processo ascendente e processo intermediário. Assinale a opção que indica vantagens do processo ascendente: Maior realismo na programação, com melhor conhecimento sobre o meio.
2.2.5 Técnicas e etapas da Elaboração Orçamentária
As opções e decisões para a elaboração do orçamento podem ser classificadas segundo o processo decisório e consoante a Silva (2008) em:
Processo descendente (top-down): os objetivos são estabelecidos em função das necessidades, sem maior consideração aos meios. Aos níveis mais baixos da hierarquia cabe apenas elaborar os planos de trabalho de acordo com os objetivos fixados pela cúpula.
Processo ascendente (bottom-up): os objetivos são estabelecidos pelos órgãos inferiores da hierarquia e são aprovados pela administração central. Nesse processo cada unidade operacional deve relacionar seu planejamento, orçamento e avaliação às necessidades em relação aos meios disponíveis.
Processo intermediário ou misto: os níveis hierárquicos mais altos traçam as diretrizes e os objetivos em função dos meios disponíveis, e com esses parâmetros as unidades operacionais elaboram os planos de trabalho que serão consolidados setorialmente nos Ministérios ou Secretarias e, finalmente, no órgão central de planejamento. Esse é o processo adotado no Brasil.
Fonte: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/Monografia%20de%20Noemi%20Vieira%20de%20Alencar%20Lima%20-%20Planejamento%20Or%C3%A7ament%C3%A1rio%20Financeiro.pdf