Caderno de Prova

É Possível Transportar Vantagens Remuneratórias?

Suponhamos que você seja servidor público. Você detém vantagens remuneratórias em determinado cargo e é terminada a relação funcional entre você e o patrão que lhe emprega. Cabe, neste caso, ao tomar posso em novo cargo, levar tais vantagens junto com você? Ou seja, é possível transportar vantagens remuneratórias?

MPE-MR (2019) – questão anulada, mas que serve para os nossos estudos:

QUESTÃO ERRADA: As vantagens remuneratórias adquiridas no exercício de determinado cargo público autorizam seu titular, quando extinta a correspondente relação funcional, a transportá-las para o âmbito de outro cargo, ainda que pertencente a carreira e regime jurídicos distintos.

ERRADA. O Supremo Tribunal Federal, ao apreciar o mérito do RE n. 587.371/DF, relatado pelo Ministro Teori Zavascki, firmou a tese de que “as vantagens remuneratórias adquiridas no exercício de determinado cargo público não autorizam o seu titular, quando extinta a correspondente relação funcional, a transportá-las para o âmbito de outro cargo, pertencente a carreira e regime jurídico distintos, criando, assim, um direito de tertium genus, composto das vantagens de dois regimes diferentes”. (Tema n. 473 da sistemática da repercussão geral).

Advertisement
Advertisement
Sair da versão mobile