QUESTÃO ERRADA: Sobre a DMPL não é correto afirmar o seguinte: indica a formação e utilização das reservas e possibilita melhor compreensão quanto ao cálculo dos dividendos obrigatórios.
Qualquer ocorrência que modifique o PL, a exemplo da formação e utilização das reservas, deve ser evidenciada na DMPL. E, como é evidenciado o resultado líquido, podemos, forçadamente, dizer que facilita o cálculo dos dividendos obrigatórios.
QUESTÃO ERRADA: A demonstração de mutações do patrimônio líquido, cujo objetivo é demonstrar integralmente a variação, positiva ou negativa, dos recursos disponíveis para a entidade, evidencia os fatos que afetaram o capital próprio em determinado período de tempo.
O erro da questão está na expressão “…RECURSOS DISPONÍVEIS…” [= passivo total (= capital de terceiros + capital próprio.) ]
A DMPL demonstra apenas a variação do capital próprio, não do capital de terceiros.
– A DMPL expõe as variações ocorridas, durante o exercício, em todas as contas do PL, inclusive prejuízos acumulados, sendo mais abrangente do que a DLPA.
CPC 26: 106. A DMPL inclui as seguintes informações:
(a) o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores;
(b) para cada componente do PL, os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva;
(c) [eliminado];
(d) para cada componente do PL, a conciliação do saldo no início e no final do período,
(i) do resultado líquido;
(ii) de cada item dos outros resultados abrangentes; e
(iii) de transações com os proprietários realizadas na condição de proprietário, demonstrando separadamente suas integralizações e as distribuições realizadas, bem como modificações nas participações em controladas que não implicaram perda do controle.
QUESTÃO CERTA: A finalidade da demonstração das mutações do patrimônio líquido é apresentar resumidamente todos os valores que alteram individualmente cada conta do patrimônio líquido, evidenciando aos sócios e acionistas o que aconteceu com a riqueza efetiva da empresa e com a deles também.
É neste sentido:
“o que aconteceu com a riqueza efetiva da empresa e com a (riqueza) deles também”.
Riqueza que também é deles.