Dimensões e clima organizacional

0
1434

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: O clima organizacional é observado, por exemplo, a partir da identificação do grau de flexibilidade e comprometimento das pessoas nas organizações.

São seis as dimensões que influenciam um bom clima organizacional: ER3C2 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – normas e as regras da organização devem ter FLEXIBILIDADE  

RESPONSABILIDADE – Gestão deve ser compartilhada (Empowerment – empoderamento) os colaboradores devem fazer parte da gestão (autonomia individual);

RECOMPENSAS: Deve se incentivar o colaborador com incentivos e recompensa; 

RISCO: Estimula o colaborador a assumir novos desafios, mas protegendo-o quanto aos riscos; 

CALOR E APOIO: Coesão de equipe (nível de companheirismo e COMPROMETIMENTO);

CONFLITOS: Nem sempre os conflitos são ruins, existem os conflitos positivos e negativos. A organização precisa somente administrá-los fazendo com que os conflitos sejam positivos para que deles gerem consequências POSITIVAS.

Desta forma, a questão está CORRETA, visto que a identificação do grau de flexibilidade e comprometimento encontram-se relacionados com as dimensões de ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E CALOR E APOIO, respectivamente.

QUESTÃO CERTA: O termo clima organizacional indica as propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, trata dos aspectos do ambiente da organização que levam a provocar diferentes condições motivacionais. O clima organizacional depende de algumas dimensões, quais sejam: Estrutura da organização, responsabilidade, riscos, recompensas, calor e apoio e conflito. 

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: O Modelo de Campbell e Stanley (1970) identifica quatro fatores que, segundo os autores, devem caracterizar dimensões comuns em qualquer instrumento de clima organizacional. São eles: consideração, calor e apoio; grau de estrutura; autonomia individual e orientação para recompensa.

A contribuição de Campbell et al (1970), foi no sentido de identificar quatro fatores que devem caracterizar dimensões comuns em qualquer instrumento de clima. 

Os itens sugeridos são:

  • Autonomia individual: baseada nos fatores responsabilidade individual, independência e oportunidade para usar iniciativa pessoal e tomar decisões; 

  • Grau de estrutura: baseado no grau em que os objetivos e métodos para o trabalho são estabelecidos e comunicados ao subordinado pelo supervisor; 

  • Orientação para recompensa: baseado nos fatores de recompensa, satisfação geral, orientação para a promoção e auto-realização; 

  • Consideração, calor e apoio: baseado nos fatores de suporte administrativo, treinamento de subordinados, amizade e apoio.

QUESTÃO CERTA: O modelo desenvolvido por Litwin e Stringer (1968) para estudos simulados em laboratório sobre clima organizacional, contemplava seis dimensões: estrutura, responsabilidade, riscos, recompensas, calor e apoio, e conflito. A estrutura refere-se aos sentimentos dos trabalhadores: em relação às restrições em suas situações de trabalho, como por exemplo se existem muitas regras, regulamentos ou procedimentos. 

Segundo Chiavenato (2003) as dimensões do clima são:

Estrutura organizacional – pode impor liberdade ou limites de ação para as pessoas através de regras, regulamentos, autoridade, especialização, etc. O clima será agradável se obtiver liberdade.

Advertisement

Recompensas – a organização pode criticar ou incentivar os colaboradores pelos resultados alcançados, quanto mais estímulo e incentivo melhor será o clima organizacional.

Calor e apoio – a organização pode manter um clima de cooperação ou de negativismo, quanto melhor o companheirismo melhor será o clima.

Responsabilidade – pode reprimir ou incentivar o comportamento das pessoas por meio da negação de iniciativa, restrição quanto a decisão pessoal, etc.

Risco – a situação de trabalho pode estimular no sentido de assumir novos desafios como protetora para evitar riscos, quanto maior o estímulo melhor será o clima.

Conflitos – a fim de evitar choques ou incentivar os diferentes pontos de vistas a organização pode estabelecer regras e procedimentos, administrando os conflitos por meio da confrontação.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: A Escala de Clima Organizacional – ECO (Martins et al, 2004) é uma escala construída e validada com o objetivo de avaliar a percepção dos trabalhadores analisando os seguintes fatores que indicam o clima organizacional: apoio da chefia e organização, recompensa, conforto físico, controle/pressão e coesão entre colegas.

QUESTÃO ERRADA: O clima organizacional é formado por variáveis de dimensão extra-organizacional, que envolve a manifestação de sentimentos e atitudes dos empregados em relação às pessoas, ao trabalho e à própria organização.

Dimensões do Clima – Leitão, Guimarães e Rosa

Ocupacional – desempenho no cargo. Fatores: responsabilidade, padrão de desempenho e desenvolvimento profissional.

Organizacional –  condições propiciadas pela organização para que o empregado desempenhe o seu papel ocupacional. Fatores: estrutura, clareza organizacional, apoio logístico, saúde e segurança no trabalho, e recompensa.

Psicossocial – conjunto de comportamentos individuais ou grupais presentes na organização. Fatores: estilo de gerência, reconhecimento, participação, cooperação e comprometimento.

Extra-organizacional – condições ambientais externas. Envolve o ambiente familiar e outras situações da vida do empregado, incluindo as relações entre situações externas e internas à Empresa.