Inventário Permanente
O inventário funciona por um controle de estoque de forma individualizada e imediata. Geralmente este registro é feito por um sistema eletrônico de dados, ou seja, neste sistema é possível a obtenção do custo da mercadoria vendida (CMV) a qualquer instante.
Inventário Periódico
Pelo sistema periódico, as vendas não são controladas de modo imediato no estoque, isto é, a contagem do custo da mercadoria vendida (CMV) acontece apenas no final de cada período.
QUESTÃO CERTA: Uma empresa utiliza o sistema de código de barras em seus produtos, de modo que quando um item é vendido, o sistema baixa o produto do estoque, sendo possível estimar quando haverá necessidade de reposição. Assinale a opção que indica o sistema de controle de estoques que a empresa utiliza: Inventário permanente.
QUESTÃO ERRADA: Para uma empresa que utilize o sistema de inventário periódico baseado na conta de mercadorias com função desdobrada, o valor de estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento mediante a verificação do saldo da conta de mercadorias.
QUESTÃO ERRADA: O seguinte lançamento contábil deve ser empregado por empresa comercial no registro das aquisições de mercadorias a prazo, independentemente do tipo de inventário utilizado por essa empresa.
D – compras
C – fornecedores
Negativo. Vai depender do tipo de inventário.
Inventário PerManente: Inventário PeriódiCo:
D – Mercadorias D – Compras
C- Fornecedores C – Fornecedores
PERMANENTE – para empresas grandes, que precisam atualizar seus saldos frequentemente. Nesse tipo de inventário, serão dados o registro e a baixa nas operações assim que efetuadas. Por isso, a conta “Mercadorias” será debitada, pois deve ser logo registrada, não esperará como o INVENTÁRIO PERIÓDICO.
PERIÓDICO – para empresas menores, que não precisam mostrar cada registro de operações com as mercadorias até pelo fluxo menor que existe. Diferentemente do INVENTÁRIO PERMANENTE, a atualização não será feita frequentemente, só no encerramento do balanço, final do período (ano). Por isso que será registrada a conta “Compras”, não a de “Mercadorias”.
QUESTÃO CERTA: Quando determinada mercadoria comprada por empresa que utiliza o sistema de inventário permanente precisa ser devolvida, o valor correspondente deve ser lançado a crédito diretamente na conta de estoques.
Sistema de Inventário Permanente:
Procedimento que permite o controle do valor do estoque a cada venda realizada, com a possibilidade de registro da baixa do estoque no momento da venda e a determinação do resultado com mercadoria.
Registro das aquisições e das saídas de forma imediata e concomitante, com a ocorrência física desses fatos. Assim, tem-se a qualquer momento o valor de todas as compras do período, o valor de todas as saídas do período (CMV), bem como o valor do estoque final e inicial.
DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS
Fato Permutativo
Lançamento Contábil de 1ª Fórmula (11 – 1 débito, 1 crédito)
OPERAÇÃO À VISTA
Aquisição
D – Estoques (+ANC)
C – Disponibilidades (-AC)
Devolução
D – Disponibilidades (+AC)
C – Estoques (-ANC)
OPERAÇÃO A PRAZO
Aquisição
D – Estoques (+ANC)
C – Fornecedores (+PC)
Devolução
D – Fornecedores (-PC)
C -Estoques (-ANC)
QUESTÃO CERTA: Para efeito de determinação dos custos dos produtos e dos serviços, o método indireto real faz a ligação completa — integrada e coordenada — da contabilidade de custos com a contabilidade geral. Esse método adota o inventário periódico, em que se calculam as saídas dos estoques por meio da contagem e avaliação dos saldos inicial e final desses estoques.
SISTEMA DE INVENTÁRIO PERIÓDICO: a empresa realiza uma contagem física do seu estoque, em regra, no encerramento do exercício. Não há controle do estoque a cada venda. O controle é feito por meio do estoque inicial e final.
Custo de Mercadoria Vendida = Estoque Inicial + Compras Líquidas – Estoque Final (CMV = EI + CL – EF).
QUESTÃO ERRADA: Na compra de mercadorias à vista, caso seja utilizado o sistema de inventário permanente, deverão ser lançados estoques de mercadorias e impostos a recolher a débito, em contrapartida de disponível a crédito.
Lançamento na compra de mercadorias (Impostos a recolher é conta do Passivo):
D- Estoques……………………………$7
D- Impostos a RECUPERAR……$3
C- Caixa………………………………..$10
QUESTÃO CERTA: O registro contábil dos estoques de uma empresa pelo método do PEPS (primeiro a entrar — primeiro a sair) ocorre quando se utiliza o inventário permanente.
CERTO
No inventário permanente, pode-se utilizar 3 critérios:
– PEPS ou FIFO (Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai, First-In-First-Out);
– UEPS ou LIFO (Último que Entra é o Primeiro que Sai, Last-In-First-Out); e
– Custo Médio Ponderado Móvel (Preço Médio ou Custo Médio): através deste método, o custo médio de cada unidade em estoque é alterado pelas compras de outras unidades por um preço diferente (a cada nova aquisição de mercadorias, uma nova média é calculada)