Última Atualização 19 de janeiro de 2022
QUESTÃO CERTA: No tocante à abrangência do escopo, na sequência do mais reduzido e específico para o mais abrangente e alinhado à estratégia da organização, encontram-se os processos de gerenciamento de: projeto, de programa e de portfólio.
Portfólio é maior que programa que é maior projeto.
QUESTÃO CERTA: Um profissional responsável por projetos no respectivo trabalho pode lidar com estruturas de grande complexidade vinculadas aos objetivos estratégicos da instituição. Nesse sentido, na execução do trabalho de gerente de projetos, em uma ação que requeira grande esforço, ao identificar que tal esforço é composto por mais de um projeto, o gerente pode gerenciá-lo como um (a): programa.
QUESTÃO ERRADA: É um equívoco atribuir um papel a cada negócio, produto ou serviço e depois integrar tais papéis a uma estratégia de portfólio.
PORTIFÓLIO: Refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atingir os objetivos de negócio estratégicos. Podem ou não englobar projetos relacionados entre si.
QUESTÃO ERRADA: Portfólio consiste em uma coleção de projetos e programas que estejam em andamento ou em planejamento e que não guardem necessariamente uma relação temática.
Um portfólio refere-se a projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para atingir objetivos estratégicos. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.
QUESTÃO ERRADA: Programa é um conjunto de projetos relacionados e gerenciados de modo coordenado cujo resultado final também será um produto ou um novo serviço.
O objetivo de reunir projetos em programas é melhorar a coordenação e não criar um novo produto ou serviço.
QUESTÃO CERTA: O planejamento é muitas vezes confundido com o plano, programa ou projeto, os quais são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa. A distinção básica entre plano, programa e projeto está, portanto, no nível de agregação de decisões e no detalhamento das operações de execução (TEIXEIRA, 2009). Isso significa dizer que: O plano tem maior nível de agregação de decisões que o programa e este, mais que o projeto. Por outro lado, o projeto tem maior detalhamento das operações a serem executadas que o programa e este, mais que o plano.
O planejamento é muitas vezes confundido com o plano, programa ou projeto, os quais são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa. Carvalho (1978) torna claro o lugar de cada um no interior do processo geral que pretende concretizar políticas públicas.
PLANO – É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.
PROGRAMA – É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
PROJETO – É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
A distinção básica entre plano, programa e projeto está, portanto, no nível de agregação de decisões e no detalhamento das operações de execução, ou seja, o plano tem maior nível de agregação de decisões que o programa e este, mais que o projeto. Por outro lado, o projeto tem maior detalhamento das operações a serem executadas que o programa e este, mais que o plano.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO ERRADA: Um conjunto de processos gerenciados de forma coordenada é conhecido como programa.
GRUPO DE PROJETOS – PROGRAMA
PROCESSO – é a sequência de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO ERRADA: Os programas são as partes menores dos projetos, devendo ser acompanhados pelos orçamentos das atividades a serem realizadas.
Um projeto representa um esforço único, ou seja, um grupo de pessoas que se reúnem para criar um único produto, serviço ou resultado exclusivo, enquanto no programa há uma diversidade de projetos, gerando um pacote coeso de trabalho.
Fonte: https://artia.com/blog/entenda-a-diferenca-entre-projetos-programas-e-portfolios/#:~:text=Um%20projeto%20representa%20um%20esfor%C3%A7o,um%20pacote%20coeso%20de%20trabalho.