Diferença Entre Grupo de Trabalho e Equipe

0
887

Última Atualização 16 de julho de 2021

QUESTÃO CERTA: Toda equipe é um grupo, porém nem todo grupo é uma equipe. Sabe-se que ambos são um conjunto de pessoas. Assinale a alternativa que apresenta uma das características que difere um grupo de uma equipe: cumprimento de metas específicas.

A visão de grupo é de natureza essencialmente relacional, de interação e alianças afetivas. A equipe buscaria um objetivo comum, claro e explicitamente formulado, para o qual cada um se esforça e usa suas habilidades.  O time, por sua vez, reuniria os aspectos emocionais do grupo com a responsabilidade pelo resultado da equipe.

QUESTÃO CERTA: Diferentemente do conceito de grupo de trabalho, que independe das características de cada integrante, a equipe de trabalho pressupõe: um desempenho coletivo sinérgico, em que as competências dos membros se complementam.

QUESTÃO ERRADA: Em um grupo de verdade, todos os membros têm os mesmos objetivos.

QUESTÃO ERRADA: Em uma equipe, o desempenho é computado pela somatória dos desempenhos individuais de cada um de seus membros.

QUESTÃO CERTA: Em grupos de trabalho, delegam-se as tarefas entre os colaboradores, ao passo que, em equipes de trabalho, compartilham-se as atividades entre seus membros.

QUESTÃO CERTA: Todo grupo de trabalho pode ser transformado em uma equipe? Nem sempre, já que para o grupo se tornar uma equipe é necessário existirem características especiais em termos de afinidade, sentido de missão e trabalho cooperativo.Parte superior do formulário

Parte superior do formulário

Nos Grupos, as pessoas se juntam para alcançar um ou mais objetivos comuns.

Ex: Um grupo de estudos, o objetivo dos membros do grupo é a aprovação (Objetivo comum entre eles), no entanto, cada um quer A SUA aprovação. O grupo busca um fim individual.

Nas equipes, pessoas com habilidades complementares se juntam para trabalhar em conjunto e alcançar um propósito comum pelo qual são coletivamente responsáveis.

Ex: Em uma equipe todos buscam o sucesso para a equipe, não individualmente para si.

Nos grupos, o esforço é individual, há independência, as contribuições têm um viés restrito. Nas equipes, o esforço é coletivo, há interdependência, sinergia e compartilhamento de ideia

QUESTÃO CERTA: O vínculo e a tarefa são fatores fundamentais para a criação de um grupo de trabalho.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Na pseudoequipe, prioriza-se a individualidade, já que nesse tipo de grupo não há preocupação com o desempenho coletivo apreciável.

QUESTÃO CERTA: Na transição para o sistema de equipes, o gerente pode esperar uma diminuição inicial no desempenho.

Nas fases pelas quais as equipes passam para se tornarem equipes de alto desempenho, há uma fase inicial de tormenta, de confusão, em que as pessoas estão disputando seu espaço, lutando por papéis e a produção fica um pouco de lado. Após a estabilização desse momento de conflito é que a equipe entre em plena “produção”. Item “a” – equipes não precisam de supervisão rígida. Normalmente isso ocorre quando é um grupo, não uma equipe. Item “b” – uso de equipes não é forma de manipular. É forma de gerir! E o objetivo é tornar o trabalho mais agradavél e prazeroso, com resultados de qualidade. Item “d” – o fato de outras empresas adotarem o uso de equipes não é motivo para que essa prática seja implementanda. O objetivo deve ser outro: o fato de querer tornar um grupo de pessoas uma equipe coesa, produtiva. Item “e” – equipes que confiam em suas capacidades e trabalham cooperando, trocam mais informações com outras equipes, ajudam outras pessoas e se tornam mais cooperativas, pois compreendem que não precisam “disputar”.

QUESTÃO CERTA: As equipes de trabalho são uma forma eficaz de os dirigentes promoverem a democratização de suas empresas e aumentarem a motivação dos funcionários.