Diferença Entre Clima e Cultura (com exemplos)

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Última Atualização 31 de dezembro de 2021

QUESTÃO CERTA: Um dos aspectos comumente apontados como diferenciação entre os conceitos de clima e cultura organizacional consiste em que: clima possui natureza avaliativa, podendo ser classificado como favorável ou não, enquanto a cultura é descritiva, objeto de constatação.

QUESTÃO CERTA: O clima organizacional diz respeito ao funcionamento das organizações, ao passo que a cultura organizacional se refere às razões de funcionarem de determinada forma.

QUESTÃO CERTA: A existência de uma cultura organizacional na empresa é fundamental. A cultura organizacional é definida como um processo contínuo que é composto de práticas, símbolos, hábitos e valores de uma coletividade que, quando compreendida, define os limites, racionalidade e identidade da organização.

QUESTÃO CERTA: Um planejamento estratégico de sucesso vai depender da cultura organizacional da empresa. Podemos entender cultura organizacional como: algo que proporciona aos membros da organização o senso de identidade organizacional e gera um comprometimento em crenças e valores que são maiores que os próprios membros da organização.

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CEBRASPE (2014):

QUESTÃO CERTA: Uma cultura organizacional que influencie as pessoas acerca de padrões de comportamento esperado, de valores e de normas pode exercer importante influência quanto ao clima organizacional, pois as pessoas percebem seu ambiente de trabalho em diferentes dimensões, a partir das orientações dadas de modo consciente e inconsciente pela cultura da organização.

Ao contrário do que muitos pensam, o clima organizacional, em geral, não é prioritariamente definido por fatores mais óbvios como salário e condições físicas de trabalho. Muitos outros fatores interferem no clima, tais quais: desafios, políticas de gestão de pessoas, reconhecimento, estilo de liderança, oportunidades de carreiras, ambiente de aprendizagem.