Uma economia exibe a dicotomia clássica se a moeda for neutra, isto é, se afeta apenas o nível de preços e não as variáveis reais.
QUESTÃO CERTA: A chamada dicotomia clássica estabelece que variáveis reais são determinadas por variáveis reais, e variáveis nominais são determinadas por variáveis nominais.
QUESTÃO CERTA: Segundo o modelo clássico, as mudanças na demanda agregada afetam, a longo prazo, os preços da economia, mas não o nível de produção.
O gráfico de DA-AO (Modelo oferta agregada/demanda agregada) possui o nível de produção (Y) no eixo x e o nível de preço (P) no eixo y. O modelo clássico aplica-se no longo prazo, onde a curva de OA é uma reta vertical. Ou seja, qualquer deslocamento da curva de DA irá afetar apenas os preços.
Essa é a dicotomia clássica que fala que – no longo prazo – variáveis nominais não afetam variáveis reais.
QUESTÃO CERTA: A Macroeconomia Clássica concebia como postulado sobre a oferta agregada que, em uma situação de pleno emprego, o produto efetivo era, a rigor, igual ao produto potencial. A partir dessa matriz teórica, o crescimento real da economia tinha como principais fatores de influência: Aumento dos estoques de fatores e das técnicas produtivas.
Para a Economia Clássica (clássicos e neoclássicos) o lado nominal não afeta o lado real da Economia.