Última Atualização 24 de março de 2022
CEBRASPE (2007):
QUESTÃO ERRADA: O fato de os preços das passagens aéreas entre o Brasil e a Disneylândia caírem substancialmente fora das férias escolares, apesar de, nesse período, o custo operacional desses voos aumentar, é incompatível com a existência de uma curva de oferta positivamente inclinada.
A curva de oferta é positivamente inclinada. Quem é negativamente inclinada é a de demanda.
Examinadores cobram muitas questões sobre o efeitos nas curvas de demanda e oferta em termos de deslocamento paralelamente ao ponto original (para cima ou para baixo), ou alterações ao longo da curva. É importante saber que, sobre a curva da demanda:
FATORES ENDÓGENOS (Preço e quantidade) – provocam alteração ao longo da curva da demanda.
FATORES EXÓGENOS (Renda, bens relacionados) – provocam o deslocamento da curva de demanda.
Banca própria AJURI (2018):
QUESTÃO CERTA: Considere uma curva de demanda, num plano bidimensional. A ocorrência de diversos eventos, podem deslocar essa curva para a direita ou para a esquerda, assim como, deslocamentos ao longo dela. Dentre os eventos disponibilizados nas alternativas abaixo, marque aquele que produz um deslocamento ao longo da curva de demanda: Mudança de preço de um dos bens.
Alterações nos preços é um dos fatores que desloca AO LONGO da curva, não desloca para esquerda (baixo) ou direita (cima).
CEBRASPE (2007):
QUESTÃO CERTA: A introdução da obrigatoriedade do uso de cintos de segurança nos automóveis deslocou a curva de demanda para esses cintos, para cima e para a direita.
Ao obrigar que todos utilizem cinto de segurança, certamente as montadoras passarão a demandar muito mais esse tipo de acessório para instalação nos automóveis. Como o aumento não é decorrente de mudança nos preços, a curva de demanda é deslocada para cima e para a direita.
Fonte: Celso Natale – Estratégia Concursos.
“Você deve pensar na demanda por parte dos fabricantes, e não dos compradores de veículos. Os fabricantes irão demandar mais insumos para produção dos cintos em seus veículos. Já para nós, consumidores, realmente tanto faz, pois compramos o carro já com o cinto. Portanto, sim, a demanda por cinto aumenta na ótica do fabricante do veículo”.
CEBRASPE (2012):
QUESTÃO CERTA: A demanda por um bem é influenciada por uma série de variáveis, como renda e preferências, por exemplo, portanto, considerando-se constante o preço do bem, as mudanças nessas variáveis implicam o deslocamento da curva de demanda para a direita ou para a esquerda, segundo o tipo de efeito observado.
Um macete: quando a alteração for nas variáveis que estão presentes no gráfico (Preço e Quantidade) haverá um movimento ao longo da curva.
Quando a alteração for em variáveis externas (gostos, renda, expectativas, número de compradores) haverá deslocamento da curva, para a direita ou para a esquerda.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO ERRADA: em uma análise sobre como o consumo pode ser afetado pelo nível de preços, percebe-se que o efeito riqueza é o responsável por um resultado inusitado: a curva de demanda é positivamente inclinada.
Em regra, a curva da demanda é negativamente inclinada (exceção: bens de Giffen). Alterações como renda do consumidor apenas causará o deslocamento desta curva e não a inversão de sua inclinação. Aumento na renda desloca a curva de demanda, para direita, a curva de demanda expande. Ou seja, uma pessoa mais rica está disposta a pagar mais pela mesma quantidade de um bem, pelo simples fato de ter mais dinheiro. A regra é que a demanda seja negativamente inclinada, a renda não altera isso. Vale destacar a exceção, bem de Giffen, este possui demanda positiva.
O “efeito Veblen” ou “efeito do esnobismo” é uma teoria do economista e sociólogo Veblen que pode ser traduzida da seguinte maneira: na área do consumo dos bens de luxo, a alta do preço de um produto o torna mais desejável ainda. De uma maneira inversa, a queda do preço do produto se traduz por uma queda do interesse dos compradores potenciais. Os bens de Veblen são bens de luxo como vinho, joias, malas de designers de moda e carros de luxo caros que são procurados por causa dos preços …
Os Bens de Giffen e os Bens de Veblen são exceções à Lei da Procura e tanto um quanto o outro têm curvas de demanda com inclinação positiva, então quando a questão diz que é o responsável por um resultado inusitado, não é verdade.
ESAF (2005):
QUESTÃO ERRADA: Se o governo impõe um imposto sobre vendas de determinada mercadoria, esse imposto terá por efeito deslocar a curva de demanda dessa mercadoria para cima.
Se o Governo cria/aumenta um imposto indireto, isso ocasionará um aumento dos preços dos produtos, o que levará a uma diminuição do consumo. Se simularmos essa situação em um gráfico, veremos q o aumento do preço diminuirá a quantidade ofertada, deslocando a curva de Oferta para cima, e não da Demanda.
No mercado de concorrência perfeita, a divisão do ônus tributário se faz de acordo com as elasticidades-preço da demanda e da oferta. O produtor não consegue transferir totalmente o imposto para o consumidor, porque o preço do produto é determinado impessoalmente pelo mercado. A parcela do tributo será maior para quem tiver menor elasticidade, resultando em uma perda maior de excedente. Em um mercado de cigarros, devido à dependência química dos fumantes, a demanda deve ser inelástica; desse modo, o aumento do preço do cigarro determina uma diminuição na demanda em proporção menor que a do aumento de preço.
Conclui-se que a parcela do tributo paga pelo consumidor (PPC) deve ser maior que a parcela do tributo paga pelo produtor (PPP), consequentemente, a queda no excedente do consumidor será superior à do produtor.
FEPESE (2010):
QUESTÃO CERTA: Considerando as características de oferta e demanda de cigarros, um aumento do imposto sobre o preço do produto resulta em:
A) um aumento do preço do cigarro tanto ao nível do produtor como do consumidor.
FALSO. Embora o preço de equilíbrio aumente, é preciso descontar o imposto ao se calcular o preço do cigarro para o produtor; assim, a nível do produtor, o preço do cigarro será menor.
B) uma retração da curva de demanda por cigarros, o que resulta em uma menor quantidade demandada e um preço do cigarro mais baixo.
FALSO. A curva de demanda não se altera. O deslocamento ocorre com a curva de oferta devido ao imposto.
C) uma redução do peso morto da economia, dado pela diferença entre a redução do excedente do consumidor e do produtor e o aumento da receita do governo.
FALSO. Com o imposto, aumenta o peso morto da economia.
D) uma queda do excedente do consumidor maior do que a queda do excedente do produtor.
CORRETA.
E) um deslocamento para a direita da curva de oferta de cigarros, o que evidencia o poder de mercado dos produtores.
FALSO. A curva de oferta desloca-se para a esquerda.
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO ERRADA: A curva de demanda é deslocada quando há variação da renda, variação no preço dos bens e variação do preço dos insumos.
O preço produz alteração ao LONGO da curva, a renda produz DESLOCAMENTO da curva. Há uma diferença entre o deslocamento AO LONGO DA CURVA (provocado pela alteração de preço) e o deslocamento DA CURVA.
Fatores que alteram a demanda
-
Preço
-
Renda do consumidor
-
Preço de outros bens
-
Expectativas dos consumidores
Fatores que afetam a oferta
-
Preço do bem
-
Insumos de produção
-
Tecnologia de produção
-
Preços de outros bens
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO ERRADA: Sabendo-se que a velocidade média da Internet no Brasil aumentou nos últimos anos e que isso propiciou o crescimento do consumo de serviços complementares como streaming de filme e smart TVs, é correto afirmar que a curva da demanda por consumo de banda larga desloca-se para baixo e para a esquerda.
Crescimento do consumo de streaming de filme e smart TVs caracteriza aumento de demanda, logo:
Demanda:
Aumento: desloca-se para cima e para a direita;
Redução: desloca-se para baixo e para a esquerda.
Curva de demanda é sempre para baixo. Ela é negativamente inclinada, porém entende-se que teve aumento da procura do produto. Logo, curva deslocará para a direito e não à esquerda como diz a questão.
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO ERRADA: A descoberta dos benefícios do consumo de sal rosa do Himalaia — em relação ao consumo do sal comum — para a saúde vascular desloca a curva de demanda por esse tipo de sal para baixo e para a esquerda.
Descoberta dos benefícios do consumo de algum produto para saúde caracteriza aumento de demanda, logo, demanda:
Aumento: desloca-se para cima e para a direita;
Redução: desloca-se para baixo e para a esquerda.
CEBRASPE (201):
QUESTÃO CERTA: as possíveis explicações para o aumento do preço de um bem incluem o aumento do preço de bem substituto ao bem em questão e o aumento na renda do consumidor.
1) se um bem substituto ao nosso bem de referência aumenta o preço, os consumidores irão preferir consumir o bem de referência. Isso desloca a curva de demanda para a direita e para cima. Assumindo uma oferta constante, o preço sobe.
2) se a renda dos consumidores aumenta, isso desloca a curva de demanda para a direita e para cima. Assumindo uma oferta constante, o preço sobe.
CEBRASPE (201):
QUESTÃO CERTA: Ao instituir política de reajuste do salário mínimo com ganhos reais, o governo brasileiro fixa, para alguns municípios, remunerações acima do equilíbrio do mercado, o que leva a economia nesses locais para um ponto situado abaixo da curva de possibilidade de produção.
Alterações na renda afeta a curva da demanda, negativamente inclinada, logo, novo ponto que ficará na demanda será abaixo da curva de possibilidade de produção (oferta), vejamos o quadro:
Curva de Oferta (P) Curva de Demanda (Qe)
Ponto acima do Pe na oferta Excesso de oferta Excesso de demanda
Ponto acima do Pe na demanda Excesso de oferta Escassez de demanda
Ponto abaixo do Pe na oferta Escassez de oferta Escassez de demanda
Ponto abaixo do Pe na demanda Escassez de oferta Excesso de demanda <<=== caso da questão
QUESTÃO ERRADA: O surgimento de uma nova tecnologia que permita uma menor utilização de insumos e que reduza os custos de produção deslocará a curva de oferta para a esquerda.
Uma vantagem tecnológica deslocará a CPP para direita e para cima.
Errado:
O desenvolvimento tecnológico é um fator que afeta a oferta, mais especialmente, tende a aumentar a oferta, deslocando-a para a direita.
DETERMINANTES DA DEMANDA:
Gostos e expectativas: vão causar deslocamento da curva de demanda, podendo aumentar (deslocamento para a direita e para cima) ou diminuir a quantidade demandada (deslocamento para a esquerda e para baixo).
Número de consumidores
> Relação positiva.
> Se aumenta o número de consumidores a curva de demanda se desloca para a direita e para cima.
> Se diminui o número de consumidores a curva de demanda se desloca para a esquerda e para baixo.
QUESTÃO ERRADA: Levada a cabo, recentemente, por alguns governos estaduais, a redução do ICMS que incide sobre automóveis pode ser vista como um deslocamento para cima e para a esquerda da curva de oferta desse produto.
A redução do ICMS gera redução no custo de produção. Assim, o produtor vai ter mais renda e, consequentemente, passará a produzir/ofertar mais produtos, o que leva a um deslocamento da curva de oferta para baixo e para direita.
QUESTÃO ERRADA: A expansão da telefonia via Internet, por meio de programas como o Skype, por representar um substituto para os sistemas telefônicos convencionais, provoca um deslocamento ao longo da curva de demanda por esses serviços.
Alterações nos preços e comportamentos de bens e agentes substitutos causam deslocamento da Curva de Demanda, e não ao longo da Curva de Demanda.
Portanto, gabarito: Errado.
QUESTÃO ERRADA: A renda dos consumidores define o tipo de curva de demanda: preço-elástica ou preço-inelástica.
QUESTÃO CERTA: A expectativa de elevação futura do preço de certo bem ou serviço pode implicar a redução da oferta desse bem no presente e, assim, deslocar a curva de oferta.
Correta. O jeito mais fácil de visualizar isso é se colocando no lugar das grandes empresas de petróleo. Boa parte da sua estratégia de preços e vendas tem base na expectativa de preços futuros. Com a eventual escassez do petróleo, a empresa que for capaz de manter um estoque razoável quando todas as outras tiverem esgotado os seus provavelmente fará fortuna, uma vez que serão as únicas fornecedoras, fazendo valer a regra do monopólio (lucros extraordinários). Assim, dependendo da expectativa de preço futuro (que, nesse caso, quase sempre é muito alta), as empresas podem optar por vender menos no presente. Aliás, parte do preço atual de um barril de petróleo leva em conta justamente esse custo de oportunidade de não vender no futuro para vender agora.
QUESTÃO CERTA: Ao contrário da curva de demanda, a curva de oferta mostra uma relação entre os preços e o desejo de produzir bens e serviços. Nesse caso, mantendo-se outras variáveis constantes, o aumento no preço de mercado do bem tende a elevar o lucro das empresas.
Questão correta. Quando se utiliza a hipótese de “ceteris paribus”, ou seja, mantendo-se outras variáveis constantes, entendemos que se mantêm constantes a quantidade demandada, os custos, a concorrência, as elasticidades, etc. Todos os fatores que poderiam minar a lucratividade da empresa por causa do aumento do preço NÃO VARIAM. Assim, o aumento no preço é traduzido em lucro adicional sem que haja quaisquer obstáculos para auferi-lo.
Oferta: quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo.
A quantidade ofertada aumenta quando o preço de mercado aumenta, mantidos constantes os demais fatores que afetam a quantidade ofertada. Consequentemente os produtos produzem mais e eleva o lucro da empresa.
CURVA DE OFERTA – É positivamente inclinada, o que significa que há uma relação direta entre quantidade ofertada e preço.
CURVA DE DEMANDA. É negativamente inclinada, decrescente, descendente ou com inclinação para baixo. O normal é que a demanda de um bem varie inversamente com o preço de um bem. EXCEÇÃO: o bem de Giffen tem uma relação direta entre preço e quantidade.
QUESTÃO ERRADA: Um deslocamento da curva de demanda por um bem é deslocada para a direita pelo aumento no preço dos insumos.
Não há deslocamento. Falou-se em preço, a alteração ocorre ao longo da curva.