Desenvolvimento de pessoas

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Última Atualização 24 de dezembro de 2020

QUESTÃO CERTA: O desenvolvimento de pessoas exige por parte da organização uma visão competitiva e estratégica, em que cada indivíduo perceba o seu crescimento como fator de diferenciação e melhores resultados.  

QUESTÃO CERTA: O incentivo ao desenvolvimento profissional, a qualidade e a frequência do feedback e a reflexão conjunta a respeito dos desempenhos ilustram aspectos do comportamento das lideranças que podem influenciar a motivação dos funcionários.

– A Teoria de 2 fatores de Herzeberg, por exemplo, prega que a motivação para o trabalho resulta de 2 fatores:

  • Fatores Higiênicos ou Extrínsecos: referentes ao ambiente de trabalho como um todo (qualidade na supervisão, remuneração, condições físicas de trabalho, etc) que ao estarem presentes não motivam, mas evitam a insatisfação, ou seja, levariam o funcionário a um ponto neutro.

  • Fatores Motivacionais ou Intrínsecos: referentes ao próprio trabalho em si, são responsáveis pela satisfação propriamente dos funcionários.

 

–   A Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, que classifica em uma pirâmide as necessidades que o ser humano busca saciar;  as necessidades mais básicas ficam na base da pirâmide, enquanto as necessidades superiores encontram-se no topo da pirâmide. De acordo com essa teoria o homem busca primeiro saciar as necessidades mais básicas primeiro, para depois ir atrás de necessidades mais “altas”, que seriam reconhecimento, promoções, responsabilidade por resultados, autonomia, participação nas decisões

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, entre outros.

 

– A Teoria do Estabelecimento de Objetivos, de Edwin Locke, cujo foco central é que o estabelecimento de objetivos é a maior fonte de motivação para o trabalho de um funcionário. Dentre os pontos abordados, podemos mencionar o feedback, pois este serve como um guia para o comportamento e ajuda a perceber as discrepâncias entre o objetivo e o desempenho.